Home » Actualidades » Destaques da edição 561 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 561 do Jornal A NAÇÃO

DEPOIS DE SÃO VICENTE, SAL E BOA VISTA, MAIO SAI À RUA

Cabo-Verdianos levantam-se e exigem respostas ao poder político

Uma vaga de manifestações cívicas vêm ocorrendo pelo país, no momento em que o governo de Ulisses Correia e Silva completa dois anos de vida. Os especialistas falam em “má gestão das expectativas” e um sinal “evidente” de que os cidadãos querem ser “ouvidos” e, mais do que isso, querem que os problemas do seu dia a dia sejam encarados e resolvidos por quem de direito.

TRANSPORTES  AÉREOS

TACV em risco de ficar sem aviões

A Cabo Verde Airlines, nova denominação da TACV, corre o risco de ficar sem aviões no próximo Verão. A Icelandair e a Euroatlantic já fizeram saber que querem de volta os seus aparelhos à disposição, neste momento, da companhia cabo-verdiana. Antevê-se, por isso, um cenário semelhante ao verificado no ano passado em que a empresa foi forçada a cancelar a quase totalidade dos voos, devido a uma avaria no seu único avião.

CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL

À terceira vai ser de vez entre “Leões” e “Estudantes”

O Clube Sportivo Mindelense e a Académica da Praia disputam neste sábado (2), na cidade do Porto Novo, a final do Campeonato Nacional de Futebol. Este é já o terceiro duelo entre as duas formações na competição, sendo que, até agora, nenhum dos dois lados conseguiu sair vitorioso. Os encarnados procuram o seu 13º título nacional, enquanto os “estudantes” ainda procuram o seu primeiro.

TERMINAL DA PRAIA AVANÇA

Ajudantes de “hiaces” preocupados com o futuro

Os ajudantes de hiaces, que trabalham na cidade da Praia, estão preocupados com o que vai ser da sua vida, após a entrada em funcionamento do terminal rodoviário, na passada segunda-feira, 28. Com a implementação desta medida da Câmara Municipal da Praia – lamentam -, os mini-autocarros já não vão mais precisar de auxiliares.

OS PASTORES DA CIDADE

Entre a urbe e a seca para manter o sustento das famílias

São os últimos pastores da Praia, uma urbe que acaba de completar 160 anos da sua elevação à cidade e que não pára de crescer, deixando cada vez menos espaço àqueles que vivem da criação de gado. Normalmente, começam o dia às cinco horas, antes de a cidade acordar, atravessam as avenidas e ruas do Palmarejo e Tira-Chapéu, para levarem os animais a pastar na Cidadela e em Palmarejo Grande.

SÃO DOMINGOS

Vândalos incendeiam documentos da Cooperativa

A Cooperativa de Consumo de São Domingos, no interior de Santiago, foi vandalizada na madrugada de segunda-feira, 28. Vândalos arrebentaram uma porta traseira e atearam fogo aos cadernos de contas e dívidas. Não sobrou nada.

SANTA CATARINA

Jovem transforma caixas de frutas em brinquedos

O jovem Gelson Vaz aposta na reciclagem de caixas de frutas e papelão para fabricar protótipo artesanal de diversos tipos de carros que podem servir como brinquedos, lembranças ou decorações. O que começou como simples brincadeira de criança, hoje está a tornar-se num meio de sustento. E já há encomendas de particulares e até de instituições.

Encontra, ainda, nesta Edição nº 561 – que já está bancas -, o habitual Caderno ETC.; as Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de José Manuel Araújo; a Análise de José Vicente Lopes; e a Coluna  de Filinto Elísio.

Boa leitura!

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade