PUB

Saúde

Ébola: Angola aperta vigilância nas fronteiras face à epidemia na RDCongo

As autoridades angolanas anunciaram que estão a reforçar a vigilância das fronteiras do Norte, com a República Democrática do Congo (RDCongo), para evitar a propagação da epidemia de Ébola, no âmbito do plano de contingência já activado por Angola.

O assunto foi abordado na segunda-feira, 28, em Luanda, pela Comissão Nacional de Proteção Civil, do Ministério do Interior, da qual fazem parte outros 25 ministérios e parceiros sociais nacionais e internacionais.

“As autoridades angolanas, em conjunto com os parceiros sociais, nacionais e internacionais, têm adotado medidas preventivas urgentes para que Angola não seja assolada pela referida epidemia, considerando os elevados fluxos migratórios ao longo da fronteira”, anunciou, no encontro, o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, do Ministério do Interior, Hermenegildo José Félix, citado pela Lusa.

Desde 8 de Maio, a epidemia de Ébola na RDCongo já provocou mais de duas dezenas de vítimas mortais, sendo Angola, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos países de risco de propagação, por partilhar uma linha de fronteira de mais de mil quilómetros.

Angola garante que começou a monitorizar a temperatura de quem entra no país pelas fronteiras fluviais, terrestres e aéreas, nomeadamente com a RDCongo, para descartar os casos de febre – um dos sintomas -, que são colocados sob  observação médica.

PUB

PUB

PUB

To Top