PUB

Política

Presidente da JPAI acredita na aprovação do Projecto de lei do estatuto do trabalhador estudante

O presidente da Juventude do PAICV (JPAI), Fidel Cardoso de Pina disse estar convicto da aprovação, no Parlamento, do Projecto de lei do estatuto do trabalhador estudante. O líder da JPAI falava no sábado, 26, no Mindelo durante uma reunião com a direcção da Liga das Associações Universitárias de São Vicente.
“Aguardo a aprovação no Parlamento, em Junho, do Projecto de Lei do Estatuto do trabalhador estudante, bem como a sua implementação no próximo ano lectivo 2018/19”, avançou Fidel Cardoso de Pina.
A redução substancial do número de bolsas de estudos e apoios aos estudantes universitários em Cabo Verde, com o actual governo, foi outro assunto alvo de preocupação por parte do presidente da JPAI.
“A redução das bolsas de estudo contribuiu para que muitos estudantes abandonassem os seus estudos por falta de condições”, acrescentou Cardoso de Pina, para quem o momento implica uma maior colaboração, por parte dos estudantes, nas grandes questões do país com destaque para políticas públicas.
O presidente da JPAI mostrou-se ainda preocupado com a fraca aposta na ciência e investigação nas universidades em Cabo Verde, afirmando não compreender o funcionamento do horário das bibliotecas nas universidades do país.  “Apenas o horário de expediente normal é certamente insuficiente para o estudante, quando se deveria criar condições para que as bibliotecas estivessem mais abertas possíveis para os estudantes poderem investigar”.
Por seu turno os representantes da direcção da Liga de Estudantes Universitários aplaudiram a iniciativa do estatuto do estudante trabalhador, reforçando que seria importante a sua aprovação, porquanto, “a alta redução de bolsas e apoios tem desanimado muitos que não tem meios para sustentar os seus estudos”.
Entretanto, afirmam que actualmente as dificuldades não se resumem ao tema de propinas. Conseguir um simples orientador para conclusão dos estudos, entre outras dificuldades para apresentação dos trabalhos do fim do curso e conseguir um estágio foram figuram entre pontos abordados pela Liga das Associações Universitárias da ilha.
Para além disso, a Liga diz-se preocupada com o estado de abandono da classe universitária, sublinhando que é “vista apenas como um pagador de propina, raramente ouvida”.
Este encontro entre o presidente da JPAI e a Liga das Associações Universitárias de São Vicente, insere-se numa deslocação de três dias deste responsável à ilha para visitas e encontros de trabalho com organizações da sociedade civil. Fidel Cardoso de Pina fez-se acompanhar pela vice-presidente da JPAI, Luana Jardim.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top