PUB

Sociedade

Swissleaks: MP manda investigar Gilberto Pacchiotti 

O Ministério Público (MP) acaba de constituir uma equipa para investigar o cidadão italiano Gilberto Pacchiotti, suspeito de fraude fiscal qualificado e lavagem de capitais. Informou a Procuradoria-Geral da República (PGR) num comunicado publicado na internet.
A mesma fonte faz saber que, “efectivamente, os factos haviam sido noticiados, parcialmente, em Abril de 2016”. Na altura, prossegue, o Ministério Público “considerou necessária a recolha de informações e elementos com vista a se decidir pela abertura, ou não, da instrução”.
“Concomitantemente à abertura de instrução, o Ministério Público determinou a constituição de uma equipa integrada por técnicos da Direção Nacional de Receitas do Estado e por investigadores da Polícia Judiciária, coordenada por um magistrado do Ministério Público”, lê-se.
O comunicado da PGR diz que a instrução, que decorre em segredo de justiça, deverá ser encerrada no prazo legal estabelecido de oito meses.
O caso
De acordo com o portal Cenozo, do grupo de jornalistas investigativos, o empresário italiano Gilberto Pacchiotti será o responsável pela entrada de Cabo Verde no maior escândalo de contas em offshores da Suíça.
Segundo a investigação do West Africa Leaks, que verifica documentos do SwissLeaks, o dono da “Cabo Verde Importe, Lda“, uma empresa importadora de alimentos situada em Madeiralzinho, na ilha de São Vicente, tem uma conta secreta na Suíça com mais de dois milhões de dólares. No entanto, questiona-se a actividade do empresário em Cabo Verde que justifique o montante numa conta offshore.
Ainda de acordo com o Cenozo, o empresário italiano não paga impostos, não declara rendimentos e troca de nacionalidade e de passaporte sem que isso seja notado pelas autoridades cabo-verdianas.

PUB

PUB

PUB

To Top