PUB

Sociedade

Diocese de Santiago lança “#Sakutajovem”  

O Secretariado da Juventude da Diocese de Santiago lançou, na tarde de terça-feira, 22, o projecto “#Sakutajovem”, com vista a alertar a sociedade de que “os jovem devem ser levados a sério”.
O evento teve lugar na sede do Bispado (no Platô), na Cidade da Praia, contando com a presença do Bispo da Diocese de Santiago, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, representantes da juventude das paróquias dessa Diocese, entre outros.
De acordo com os mentores, “Sakuta Jovem” é um projecto que propõe uma cultura de escuta, primeiro a todos os jovens cabo-verdianos, cristãos católicos ou não, assim como à Igreja, à sociedade e à comunidade.
O projecto vai ser implementando na Diocese, durante 12 meses, e, entre outras atividades, comporta jornadas de reflexão e exercício inovadores e criativos de escuta dos jovens, aos jovens e pelos jovens. “Esta Jornada nos conduzirá, portanto, à escuta em três dimensões, designadamente: o exercício de escuta aos/dos jovens pelos seus pastores, pais, responsáveis vários; escuta dos jovens a si mesmos; e escuta dos jovens aos outros”, sustentam.
Os promotores esperam, com esta iniciativa, entre outros, os seguintes resultados: desenvolvimento de uma metodologia adaptada à escuta dos jovens nas suas realidades/hoje; estruturas diocesanas e paroquiais dotadas de ferramentas e competências humanas capazes de responder aos anseios da juventude/hoje;  jovens mais conscientes da necessidade de se colocar à escuta; e comunidade diocesana conhecedora da realidade da juventude diocesana que escuta e é escutada.
“Sakuta Jovem” é a materialização de uma das recomendações saídas do Quinto Fórum Diocesano da Juventude, realizado em Abril 2017, na Cidade-Berço (Cidade Velha).

PUB

PUB

PUB

To Top