PUB

Mundo

BAD e Nações Unidas assinam acordo para acelerar industrialização

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Organização para o Desenvolvimento Industrial nas Nações Unidas (UNIDO) assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a colaboração e acelerar a industrialização dos países africanos.

O acordo, assinado durante os Encontros Anuais do BAD, que decorrem, esta semana, em Busan, na Coreia do Sul, facilita a cooperação entre estas duas instituições “em áreas de actividade-conjunta e interesses partilhados, como o desenvolvimento da agro-indústria, a economia circular, os parques eco-industriais, o investimento em inovação e tecnologia, o desenvolvimento do empreendedorismo, o comércio e o acesso a financiamento”, lê-se no comunicado divulgado durante a assinatura do acordo.

A estratégia para a industrialização africana, lançada em 2005 depois de um trabalho-conjunto do BAD com a UNIDO e a Comissão Económica para África das Nações Unidas, é um dos temas em destaque na edição deste ano dos Encontros, cujo tema principal é, precisamente: “Acelerando a Industrialização de África”.

No ano passado, o BAD alocou 1,2 mil milhões de dólares para a industrialização em África, uma das cinco prioridades de desenvolvimento.

A reunião dos governadores do BAD decorre, esta semana, na Coreia do Sul, e acontece num contexto de crescimento fraco no continente e de dívida pública excessiva.

Os Encontros Anuais são uma das maiores reuniões económicas sobre o continente africano, juntando chefes de Estado, accionistas de referência no sector público e privado, governadores dos 80 bancos centrais que são acionistas do BAD, académicos e parceiros para o desenvolvimento.

PUB

PUB

PUB

To Top