PUB

Mundo

Síria: Membros do Estado Islâmico deixam Sul de Damasco

Os membros do grupo radical Estado Islâmico, na Síria, estão a ser retirados de várias zonas do Sul de Damasco  (a Capital), no quadro de um acordo secreto com as autoridades.

Uma série de autocarros que transportam combatentes do Estado Islâmicos e familiars, abandonou durante a madrugada desta segunda-feira, 21, a zona do campo de refugiados palestinianos de Al Yarmuk, bairro de Al Tadamun, no sul da capital síria, onde ocorreram violentos confrontos, no final do mês de abril.

Por outro lado, os membros do Estado Islâmico que permanecem no local, continuam a destruição das bases, quartéis e veículos sendo visíveis densas colunas de fumo, explica a organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Segundo o Observatório, a situação no local “é calma”, depois de ter sido alcançado, no sábado, 19, um acordo para a retirada de combatentes do grupo extremista, o que “supõe na prática um acordo de rendição”.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos adianta, ainda, que a retirada vai prosseguir e que está a ser preparado uma nova coluna de autocarros que vão transportar os extremistas.

Os membros do Estado Islâmico, combatentes e familiares, estão a ser conduzidos para zonas desérticas, no Leste da Síria, controladas pelo grupo.

Os meios de comunicação estatais sírios desmentem as informações que estão a ser transmitidas pelo Observatório, negando que está a decorrer uma operação de evacuação da zona e que o Exército de Damasco mantém os combates contra os extremistas islâmicos no Sul da Capital.

PUB

PUB

PUB

To Top