Home » Actualidades » Migrantes cabo-verdianos resgatados em embarcação clandestina no Maranhão, Brasil

Migrantes cabo-verdianos resgatados em embarcação clandestina no Maranhão, Brasil

O barco que serviu para o transporte dos migrantes foi comprado em Cabo Verde.

Entre os 25 migrantes encontrados no cais de São José de Ribamar, Maranhão, Brasil, no passado sábado, encontram-se cidadãos cabo-verdianos.

Segundo avança o jornal Expresso, que cita fontes do governo estadual do Brasil, os migrantes são provenientes do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde.

Em declarações ao jornal “Folha de São Paulo”, o delegado Robério Chaves, responsável pelas investigações, disse que os dois brasileiros detidos no âmbito da operação compraram o barco em Cabo Verde com o objetivo de levar os migrantes ilegalmente para o Brasil.

Inclusive, metade do dinheiro pago pelos migrantes terá sido usado na compra do barco, enquanto a outra metade terá ficado como lucro para os brasileiros. Esses dois indivíduos foram detidos na hora, em flagrante, por tráfico internacional de pessoas.

Segundo informações da capitania dos portos, a embarcação ficou 35 dias no mar, incluindo cinco à deriva, pois o motor terá começado a falhar, durante uma tempestade. Quando o barco pesqueiro os resgatou, estavam há quase cinco dias sem comer. 

Os migrantes serão agora ouvidos esta segunda-feira, 21, e a sua situação jurídica averiguada.

C/Expresso

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade