PUB

Mundo

Japão avisa OMC que pode retaliar taxas impostas pelos EUA

O Japão comunicou à Organização Mundial do Comércio (OMC), que está preparado para adoptar medidas de represália, após a decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de impor tarifas a importações de aço e de alumínio.

Tóquio afirmou “ter o direito” de impor taxas a mercadorias norte-americanas, no valor de 50 mil milhões de ienes (385 milhões de euros), montante equivalente ao impacto das tarifas decididas pela administração Trump, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O comunicado não avança dados concretos sobre o tipo de produtos visados ou sobre a data de entrada em vigor desta medida.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, promulgou, no dia 8 de Março, a aplicação de taxas de 25 por cento (%) a importações de aço e de 10% às de alumínio, isentando o México e o Canadá. No final de Março, foi igualmente concedida uma isenção temporária à União Europeia.

O Japão, apesar do seu estatuto de aliado dos Estados Unidos, não beneficiou de qualquer isenção.

Tóquio advertiu que as tarifas “podem ter um impacto grave nas relações económicas” entre EUA e Japão, primeira e terceira economias mundiais, respectivamente.

PUB

PUB

PUB

To Top