PUB

Cultura

Abraão Vicente em Luanda para falar sobre “Literatura e aproximação dos povos”

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, vai estar em Luanda, Angola, entre esta sexta-feira e sábado, 18 e 19 de Maio, para falar sobre a “Literatura e aproximação dos povos”, na segunda edição do Festival Literário Luso-Afro-Brasileiro.
Uma nota do gabinete do MCIC refere que, tomando como ponto de partida a diversidade linguística na comunidade lusófona e da sua representação na produção literária contemporânea, o festival propõe debater o papel da literatura, os processos de mediação e de facilitação do acesso ao livro, bem como refletir sobre o impacto tecnológico no mercado editorial.
O evento, segundo a mesma fonte, pauta sempre pela ideia da consolidação do diálogo entre os falantes do português de diferentes gerações e dos diferentes países envolvidos.
Na mesa “Literatura e aproximação dos povos”, que acontece esta sexta-feira, 18, das 16 às 18H30 (horário de Cabo Verde), o governante e também escritor, Abraão Vicente, divide a mesa com o escritor angolano, Ondjaki, Flávia Amparo do Brasil e a professora Maria João Cantinho,  de  Portugal.
Em análise estarão os temas: “Existirá uma interdependência entre Literatura e Desenvolvimento Social?”, levando o caso de Cabo Verde e o impacto da política cultural para o desenvolvimento social; “O que nos une e o que nos separa enquanto Literatura em Língua Portuguesa”, para percorrer sobre o impacto da literatura na política.
Ainda, o ministro vai levar a experiência da política para a literatura, adotada pelo novo Governo e o acesso ao livro, através do tema: “O papel da literatura e do escritor na construção de um diálogo transversal entre os povos falantes do português”.
O encontro será, também, uma oportunidade para o governante apresentar a estratégia de Cabo Verde durante a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.
O Festival Literário Luso-Afro-Brasileiro  – Festlab, tem como objectivo central celebrar a Língua Portuguesa em suas variantes, por meio de debates com especialistas, escritores e público em geral sobre questões lusófonas actuais. O evento tem como ponto de partida a celebração do Dia da Língua Portuguesa, comemorado a 5 de Maio.
ACN

PUB

PUB

PUB

To Top