PUB

Desporto

DGD e CPLP promovem formação sobre Ética no Desporto

O Ministério do Desporto, através da Direcção-Geral dos Desportos (DGD), e a Comunidade dos Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP), através do Plano de Ética no Desporto nos Países de Língua oficial Portuguesa (PEDCPLP), promovem  nesta semana a “Formação de Formadores em Ética no Desporto”. Esta acção acontece na cidade da Praia entre os dias 15 e 16 de corrente.
Trata-se da segunda fase da referida formação promovida pela CPLP, sendo que a primeira aconteceu em São Tomé e Príncipe entre Janeiro e Fevereiro e parte de uma estratégiade reforço da questão da ética no desporto, com vista a promover um desporto assente nos valores da cidadania e do fair-play.
Estarão à frente desta formação os técnicos do Instituto Português do Desporto e Juventude(IPDJ) e em representação da CPLP, os especialistas José Carlos Lima (coordenador do PEDCPLP) e André Xavier de Carvalho (formador).
A iniciativa terá duas componentes, uma teórica e uma prática e engloba 6 módulos que abarcam Pedagogia e Dinâmicas de Ensino, modelos de ensino, métodos, técnicas e estratégias e, conteúdos específicos sobre Ética no Desporto para os vários públicos alvos deste programa.
Aproximadamente 20 formandos, entre os quais professores de educação física do ensino básico e secundário e treinadores convidados, estarão envolvidos nesta importante acção.
O objectivo, segundo os promotores, é capacitar um conjunto de especialistas em cada país, no caso Cabo Verde, com técnicas, competências e conhecimentos que lhes permitam futuramente conduzirem formações, tanto para outros formadores, como para outros públicos alvos, sobre o tema a nível local e nacional, replicando e disseminando os conteúdos e temáticas abordados.

PUB

PUB

PUB

To Top