PUB

Desporto

Nacional de futebol: Seis equipas lutam por duas vagas às meias-finais

As equipas do Foguetões e do Palmeiras conseguiram as primeiras duas vagas para as meias-finais do Campeonato Nacional de futebol na 5ª jornada. No próximo fim-de-semana as equipas do Mindelense, Académica do Porto Novo, Académica da Praia, Belo Horizonte, Scorpion e Vulcânicos lutam pelas restantes duas vagas. No grupo A, as contas para a qualificação directa ainda estão abertas, sendo que o Mindelense parte como favorito.
A 5ª jornada do Nacional de futebol trouxe decisões importantes no que tange a passagem para as meias-finais da prova. As equipas do Foguetões e do Palmeiras conseguiram as primeiras duas vagas, reservadas aos primeiros classificados dos grupos B e C, respectivamente. O Foguetões recebeu e venceu o Morabeza por 2-1, assim como o Palmeiras, jogar em casa, bateu os Vulcânicos por 1-0.
No caso do Foguetões, chegou aos 11 pontos no grupo B. Na segunda e terceira posições estão o Scorpion e o Belo Horizonte, ambos com seis pontos, após terem empatado a duas bolas. O Morabeza é o último classificado deste grupo, com três pontos apenas.
Já no grupo C o Palmeiras segue no primeiro lugar, com 10 pontos. Vulcânicos é segundo com sete pontos. Sporting e Barreirense empataram a uma bola e seguem agora no terceiro e quarto lugares, respectivamente, mas em igualdade pontual (cinco).
No grupo A, Mindelense e Académica da Praia empataram a zero em Mindelo, enquanto que o Sal-Rei perdeu por 2-1, em casa da Académica do Porto Novo. O Mindelense lidera o grupo A, com nove pontos. Académica do Porto Novo e Académica da Praia tem cada um oito pontos e partilham o segundo posto, mas com vantagem para os santantonenses. Sal-Rei mantém-se no último posto com um ponto.
Feitas as contas na globalidade Sal-Rei, Morabeza, Sporting da Praia e Barreirense já não tem chances de chegar a próxima fase desta prova, pelo que resta-lhes, na sexta jornada, lutar pelo prestígio e imagem. No outro extremo estão seis equipas que ainda tem chances de passar. Casos do Mindelense, Académica do Porto Novo, Académica da Praia, Belo Horizonte, Scorpion e Vulcânicos.
Mindelense auto-dependente no grupo A
De entre as seis equipas que ainda lutam pela passagem às meias-finais, o Mindelense é a que está em melhor posição para conseguir esse objectivo. É que a equipa de Rui Alberto Leite é a única equipa que depende única e exclusivamente de si própria para chegar a próxima fase.
Nesta jornada os encarnados do Mindelo viajam até a Boa Vista, onde defrontam o Sal-Rei, equipa que venceu na primeira volta por 1-0. Em caso de vitória Mindelense garante a passagem de forma directa. Caso se registe um empate no outro jogo deste grupo, que opõe as duas Académicas (Porto Novo e Praia), um empate é o suficiente para o Mindelense.
No duelo das Académicas, que acontece no Estádio da Várzea, ambas formações espreitam um deslize do Mindelense. Em caso de empate neste jogo, tem vantagem a Académica do Porto Novo que tinha vencido o embate da primeira volta por 2-0. Entretanto um empate pode revelar-se insuficiente para as aspirações do primeiro lugar do grupo e também para a passagem como melhor segundo classificado, mas isto já espreitando para os outros grupos.
Scorpion e Belo Horizonte no mesmo barco
O Scorpion já não tem chances de lutar pelo apuramento directo, depois do Foguetões ter garantido a sua passagem no grupo B. Curiosamente é a equipa do Paulense o seu adversário nesta jornada, em jogo que acontece no interior de Santiago. A equipa de Santa Cruz chega a esta jornada mirando a passagem como melhor segundo classificado, sabendo que há equipas em melhor posição para esse feito, nomeadamente nos grupos A e C.
No outro duelo do grupo B o Belo Horizonte está na mesma situação que o Scorpion. Tem seis pontos e aponta para as meias-finais, como melhor segundo classificado. Mas está igualmente dependente de terceiros. Nesta jornada a equipa da ilha de Chiquinho viaja até a ilha Brava onde defronta o Morabeza.
Vulcânicos o embaixador do grupo C
Após a passagem do Palmeiras para a próxima fase, o Vulcânicos é a única equipa do grupo C que ainda tem possibilidade de se apurar para as meias-finais do Nacional nesse grupo. A equipa da ilha do Fogo está na segunda posição desse grupo, com sete pontos. Nesta jornada recebe a formação do Barreirense na ilha do Fogo.
Na outra partida deste grupo as formações do Palmeiras e Sporting da Praia, cumprem o calendário, em jogo na casa deste último. A partida já em nada influencia as contas deste grupo, no que tange a qualificação a próxima fase.

PUB

PUB

PUB

To Top