PUB

Política

Embaixador dos EUA recebe chave da Cidade da Praia

O embaixador dos EUA, Donald Heflin que foi homenageado pela Câmara Municipal da Praia, com a entrega da chave da cidade, diz-se honrado pelo gesto e pela cidade, pois, ao longo dos 30 anos de carreira nunca se sentiu tão em casa como na Cidade da Praia.
A cerimónia decorreu esta sexta-feira na Cidade da Praia, tendo o edil Óscar Santos realçado na ocasião, que a edilidade homenageou o embaixador Donal Heflin entregando-lhe a chave da cidade, “em reconhecimento das excelentes relações que o diplomata desenvolveu com o município”.
No seu discurso, o autarca disse que é com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que a edilidade galardoa o diplomata norte-americano Donald Heflin, gesto que, conforme realçou, é atribuído “com sinceridade e de coração aberto” em nome de uma cidade que faz da morabeza o selo distinto do seu modo de estar, de viver e de conviver.
“Em nome da amizade fraterna entre Cabo Verde e os EUA, através das suas cidades, queremos prestar uma justa e merecida homenagem ao embaixador Donald Heflin, com a entrega simbólica da chave da cidade pela sua abnegação e total empenho na procura de soluções em prol do bem-estar e felicidade dos cabo-verdianos em particular os praienses”, disse.
Na ocasião, o autarca realçou a história da emigração cabo-verdiana para os EUA que, segundo ele, constitui uma das mais sólidas comunidades, sobretudo os munícipes originários desta cidade que vivem e labutam diariamente nesse país em busca de uma vida melhor.
Para Óscar Santos, este gesto simboliza também o reconhecimento do seu laço revelador de pertença ao município, e das relações de proximidade desenvolvidas com os cabo-verdianos sobretudo os praienses por onde quer que tenha passado.
“Queremos expressar aqui todo o nosso afecto e profundo agradecimento em nome dos praienses, pelo seu trabalho e empenho no sentido de apoiar o município a trilhar os caminhos do progresso e do desenvolvimento”, afirmou.
Por seu turno, o embaixador do EUA em Cabo Verde manifestou a sua satisfação pela forma como foi recebida na cidade capital do país, tendo ressalvado que é uma grande honra receber a chave da cidade.
“Esta é a minha cidade e tenho muito orgulho em ser um praiense. Praia é importante não só para mim, mas também para o meu país, porque foi nesta cidade que há 200 anos foi aberto o primeiro consulado na África subsariana”, adiantou o diplomata que se regozija com esta homenagem uma vez que, segundo disse, “ao longos dos seus 30 anos ao serviço da diplomacia nunca se sentiu tão em casa como na Praia”.
Segundo Donald Heflin, Praia é hoje uma cidade em vias de desenvolvimento e um exemplo para o resto da região, mas continua a enfrentar desafios a nível da segurança, do mau ano agrícola que afectou o país em 2017 e é desafiada a acompanhar as demandas da mudança.
Por outro lado, elogiou o edil praiense e toda sua equipa pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da população.
“Estou seguro de que daqui a 10 anos vou voltar e encontrarei uma cidade totalmente diferente e moderna”, enfatizou, realçando que o cabo-verdiano é um povo muito acolhedor e sabe muito bem como tratar os seus visitantes.
Donald Heflin termina a sua missão como embaixador do EUA no arquipélago no próximo mês de Julho.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top