PUB

Mundo

Moçambique: PR participa nas cerimónias fúnebres de Dhlakama

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, participa, nesta quarta-feira, 9, nas cerimónias fúnebres de Afonso Dhlakama, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), a realizar na cidade da Beira, disse à Lusa fonte da organização.

O evento está a ser preparado por uma comissão que inclui familiares de Dhlakama, membros da Renamo e do Governo moçambicano.

O corpo do líder da oposição deverá sair da casa mortuária, no Hospital Central da Beira, rumo ao largo da estação ferroviária da Beira, onde ficará em câmara ardente.

O espaço público ao ar livre tem capacidade para cerca de 15 mil pessoas, indicou o ministro da Justiça, Isac Chande, que lidera a comissão organizadora.

A Assembleia da República adiou os debates em plenária para que os deputados possam participar na despedida a Dhlakama, disse à Lusa fonte do Parlamento.

De acordo com a comissão que organiza o evento, o  chefe de Estado deverá tomar a palavra para fechar as intervenções, numa cerimónia em que serão lidas várias mensagens dedicadas ao líder da oposição e em que se incluem as da família e a da Renamo.

Os restos mortais de Afonso Dhlakama seguem depois para a sua terra-natal, Mangunde, onde será velado pela comunidade local até ser sepultado na tarde de quinta-feira, 10, com honras oficiais, decretadas pelo Governo.

O líder do partido morreu na manhã de quinta-feira, 3, aos 65 anos, na Serra da Gorongosa, devido a complicações de saúde.

PUB

PUB

PUB

To Top