PUB

Desporto

Nacional de futebol: Jornada do tudo ou nada

A quinta jornada do Campeonato Nacional de futebol traz  em cartaz as partidas Mindelense –  Académica da Praia e Palmeiras – Vulcânicos. Dois jogos que, consoante os respectivos resultados, poderão ditar novas lideranças para os grupos A e C. No grupo B, a diferença do quarto para o primeiro classificado é de cinco pontos, quando ainda estão seis pontos por disputar.
Depois do fim-de-semana mais “gordo” do campeonato Nacional de futebol, no que diz respeito ao número de golos marcados (16), vem aí aquele que poderá ser a jornada mais decisiva da prova. Nesta quinta ronda o Mindelense recebe, no Municipal Adérito Sena, a Académica da Praia. Esta partida põe frente-a-frente duas equipas que inicialmente se assumiram como candidatas a conquista do troféu.
Na primeira jornada estas duas formações anularam-se (0-0) na capital do país. Agora, a jogar diante dos seus adeptos, uma vez mais o Mindelense (primeiro, com oito pontos) não vai querer deixar escapar a chance de garantir a passagem às meias-finais. Uma vitória frente a Académica da Praia é tudo que os encarnados precisam para esse objectivo.
Os encarnados vêm moralizados pela vitória (2-1) alcançada frente a Académica do Porto Novo na semana passada. A Académica da Praia também apresenta índices de confiança acrescidos após conseguir mais um triunfo frente ao Sal-Rei, na ilha da Boavista. Os “estudantes da capital bateram os boavistenses por 2-1, resultado que catapultou a equipa de Lito para o segundo lugar deste grupo, com sete pontos.
No outro jogo deste grupo a Académica do Porto Novo (terceiro, com cinco pontos) recebe o Sal-Rei (quarto, com um ponto), sabendo que este último já não tem chances de chegar às meias finais. Para o Sal-Rei resta lutar por um saída de cena com a cabeça levantada. É que depois de ter caído no “grupo dos tubarões”, não muito se poderia pedir a equipa da ilha da Boa Vista. Na primeira jornada um empate a uma bola foi o resultado da partida entre estas duas formações. O futebol é feito de imprevisibilidades, mas a Académica e claramente favorita neste embate pois ainda está na luta pelo apuramento à segunda fase.
Palmeiras recebe o Vulcânicos
O Palmeiras – Vulcânicos é o outro jogo de destaque desta ronda, tendo em conta que são estas as duas equipas que lideram o grupo C. Esta partida chega numa altura em que estas duas formações perderam pela primeira vez na prova. No caso do Palmeiras, por 3-1, em casa do Barreirense. Já o Vulcânicos, perdeu por 1-0 no Estádio da Várzea ante o Sporting da Praia.
O trajecto do Palmeiras e do Vulcânicos na prova é o mesmo: Depois do empate (0-0) protagonizado entre as duas formações no arranque da prova, seguiram-se duas vitórias para cada um dos lados. Com isso salenses e foguenses estão no topo do grupo com sete pontos cada. A próxima partida é na ilha do Sal, onde o Vulcânicos tenta contrariar o favoritismo do Palmeiras que joga em casa.
O Barreirense e o Sporting da Praia reentraram na luta pelo apuramento, com as vitórias alcançadas frente ao Palmeiras e Vulcânicos, respectivamente. Agora estas duas equipas disputam entre si a possibilidade de se aproximarem do topo da classificação no grupo C. Têm ambos quatro pontos o que quer dizer que a passagem para a segunda fase só depende do que cada puder fazer nos próximos dois jogos. A próxima partida é no reduto do Barreirense.
Foguetões mantém comando do grupo B
O Foguetões mantém o estatuto de equipa com melhor registo no grupo B. É líder, com oito pontos e, de entre todas as equipas no topo de cada um dos grupos, é a formação do Paúl, quem está mais confortável. Tem a concorrência três pontos atrás.
Nesta ronda a equipa treinada por Palela defronta, em casa, o Morabeza, agremiação que venceu no arranque da prova por 1-0. O Foguetões vem de um empate a uma bola em casa do Belo Horizonte. Já o Morabeza vem de mais uma derrota e, novamente em casa (1-2 frente ao Scorpion). A equipa da ilha Brava é a última classificada deste grupo, com apenas três pontos.
O Scorpion de Santa Cruz, que segue na terceira posição, com cinco pontos, viaja até a ilha de Chiquinho para defrontar o Belo Horizonte. Os sanicolauenses também têm cinco pontos mas têm vantagem no confronto directo. Na primeira jornada estas duas equipas empatar a uma bola no interior de Santiago.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top