PUB

Destaques

Destaques da edição 556 do Jornal A NAÇÃO

ESTUDO DO AFROBAROMETER REVELA
POLÍTICOS DE COSTAS VOLTADAS PARA O POVO
A maioria dos cabo-verdianos (83 por cento – %) considera que os políticos (deputados e vereadores) nunca ouvem o que o povo tem para lhes dizer, segundo o estudo da Afrobarometer. A situação nem sequer é nova, visto que não difere do quadro registado no estudo realizado em 2014, com os valores a rondar os 77%.
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
DIPLOMATAS INDIGNADOS COM NOMEAÇÕES DE QUADROS DE OUTROS MINISTÉRIOS
Reina uma certa insatisfação no seio dos diplomatas por causa de sucessivas nomeações de funcionários fora do quadro do Ministério do Negócios Estrangeiros para desempenharem funções junto das missões diplomáticas no exterior. A Associação de Diplomatas está a reorganizar-se para poder dar combate a situações que possam prejudicar a classe.
MEDICAMENTOS
APREENSÕES PREOCUPAM AUTORIDADES
Só em Fevereiro e Março deste ano foram apreendidas, no Aeroporto da Praia, mais de 130 mil unidades de medicamentos provenientes do exterior. Uma quantidade que triplica o número de apreensões realizadas durante todo o ano de 2017, o que deixa as autoridades preocupadas com o avanço desse tipo de ilícito em Cabo Verde. Entre os fármacos mais apreendidos constam estimulantes sexuais.
MESMO APÓS A DECISÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
ARLINDO TEIXEIRA CONTINUA PRESO NA RIBEIRINHA
Quase 15 dias depois de o Tribunal Constitucional (TC) lhe ter concedido liberdade provisória, o arguido Arlindo Teixeira continua preso na cadeia da Ribeirinha, a cumprir pena de nove anos de prisão, por homicídio voluntário, em Santo Antão, em 2015. O seu advogado, Amadeu Oliveira, receia o que poderá estar por trás dessa demora.
NACIONAL DE FUTEBOL
FOGUETÕES É A ÚNICA QUE LIDERA DE FORMA ISOLADA
Ao fim das três primeiras jornadas do Campeonato Nacional de Futebol, a equipa do Foguetões (de Santo Antão) volta a destacar-se ao ser a única a liderar o seu grupo de forma isolada. Já no grupo A, tal como antes da partida em São Vicente, o Mindelense e a Académica do Porto Novo continuam partilhando a liderança. No grupo C, Palmeiras e Vulcânicos mantém-se também inseparáveis no topo, ambos com sete pontos.
ENTREVISTA COM O EDIL DE SANTA CRUZ
“SOU CONTRA A REGIONALIZAÇÃO”
Carlos Alberto Gonçalves “Suéqui” Silva, neste exclusivo ao A NAÇÃO, elogia o “dinamismo do desenvolvimento inclusivo” levado a cabo no Município de Santa Cruz (no interior de Santiago), fala da “justeza” da sua agenda de governação e lista os resultados já “amelhados”. Mais: defende a modernização e a diversificação da agricultura, louva a auto-estima dos santa-cruzenses e explica por que é “frontalmente” contra a Regionalização.
REFERÊNCIA MUNDIAL DO JAZZ, STANLEY JORDAN DESAFIA
“PRECISAMOS RELEMBRAR A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE”
Em exclusivo ao A NAÇÃO, o guitarrista Stanley Jordan, referência mundial do Jazz, participante do último Krioll Jazz Festival, abriu um pouco as portas do seu mundo. Falou do trabalho comunitário que desenvolve através da musicoterapia e contou de que forma a morte do pai o levou a criar a “master piece” dos seus álbuns. Stanley assume-se como um músico de integração, construtor de pontes através da música. Um ser humano que é uma caixinha de surpresas, conforme atesta esta entrevista.
Esta Edição nº 556 – que já está bancas -, contém, também, o tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de Amadeu Oliveira e de Pedro Ribeiro; da Análise de José Vicente Lopes; e das Colunas de Natacha Oliveira e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top