Home » Actualidades » Morreu Zuca Bárber, grande figura da ilha do Fogo

Morreu Zuca Bárber, grande figura da ilha do Fogo

Sr. Zuca foi um cidadão que trabalhou incansavelmente em prol da ilha do Fogo.

Morreu nesta quarta-feira, 25, Rolando Lima Barber, que era mais conhecido por Sr. Zuca, enfermeiro de longa data e grande activista social, cultural e desportivo na ilha do Fogo. Faleceu aos 92 anos.

De enfermeiro a gestor municipal, de técnico a dirigente desportivo, de activista a cidadão activo, foi fundador e dirigente do Botafogo, actual tricampeão do Fogo. Sr. Zuca morreu na manhã de quarta-feira, 25, no hospital regional São Francisco de Assis, um dia antes da homenagem que o seu clube pretendia realizar.

Sr. Zuca era natural da ilha de Santiago onde nasceu em 1926. Com a Independência em 1975, foi nomeado o primeiro delegado do Governo na ilha do Fogo. Ocupou o cargo durante 10 anos.

Foi Deputado da Nação, segundo secretário da Assembleia Nacional e chefiou uma delegação parlamentar que visitou a União Soviética. Como delegado do Governo visitou Alemanha, Açores. Foi delegado da EMPA.

Foi homenageado pelo antigo Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro em 1999 com a 1ª classe de medalha do Vulcão, agraciado com diploma de mérito desportivo (2003), homenageado pelo Club Juventude Cabo-verdiana nos EUA (2004) e pela Assembleia Nacional (2005).

Como desportista representou as cores do Boavista, Nazarenos e Rapid (Praia). Foi fundador do Clube Ribeira Brava (São Nicolau), Sporting Club da Boavista e do Botafogo, que como treinador foi campeão de Cabo Verde na época 79/80.

Sr. Zuca foi um cidadão que trabalhou incansavelmente em prol da ilha do Fogo. O funeral de Rolando Lima Bárber está agendado para a próxima sexta-feira, 27 de Abril.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade