PUB

Política

Governo conta até final de 2018 reembolsar tudo que deve em sede do IUR e do IVA

O Governo conta até final de 2018 reembolsar tudo que deve em sede do imposto Único sobre Rendimento (IUR) e do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), às famílias e às empresas cabo-verdianas.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, lançou essa previsão quando discursava esta terça-feira na cerimónia de assinatura de protocolo com os bancos comerciais, para facilitar o acesso ao   financiamento das empresas, tendo sublinhado ainda na ocasião, que só nos últimos dois anos o executivo reembolsou cerca de 2,6 milhões de contos do IVA atrasado.
“São dinheiros das empresas que o Estado retém e não devolver em tempo cria de facto problemas a todos os sistemas de pegamento de Estado e às empresas e às famílias, quando se trata de pagamentos por aquisição de bens ou serviços ou de restituições de impostos”, disse o primeiro-ministro.
Segundo o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, o Estado tem cerca de 200 mil contos do IUR para reembolsar e conta até final do ano de 2018 ter a situação regularizada.
A intenção, salientou, é que o Estado seja um pagador pontual para poder obrigar que os contribuintes possam fazer o mesmo.
“Todos nós devemos cumprir com as nossas obrigações”, disse Olavo Correia em conversa com os jornalistas no final da cerimónia de assinatura do protocolo com os bancos comerciais e as câmaras de comércio para a implementação de uma linha de crédito de cinco milhões de contos para o financiamento das empresas cabo-verdianas.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top