PUB

Economia

Seis empresas de Barlavento selecionadas para participar numa acção de capacitação para certificação em SGQ

Seis empresas na região de Barlavento foram selecionadas em vista à sua participação neste mês de Abril, numa acção de capacitação para certificação em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), informou hoje a Câmara de Comércio de Barlavento (CCB).
Em declarações à Inforpress, o secretário-geral da CCB, Adriano Cruz, sublinhou que o programa de certificação de empresas em SGQ é importante, tendo em conta que “um dos problemas frequentemente apontados como handicap do acesso ao mercado do turismo cabo-verdiano, tem a ver com a demonstração de qualidade por parte dos fornecedores nacionais”.
Este programa, que permitirá às empresas da região de Barlavento a certificação em qualquer um dos Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), “é o caminho mais directo para assegurar a competitividade num mercado cada vez mais concorrido”, salientou Adriano Cruz.
Cerca de um milhão de escudos cabo-verdianos é “o valor desagregado” que será investido pelo Estado de Cabo Verde em cada uma das empresas seleccionadas, através do “Projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, informou.
O programa é financiado pelo Banco Mundial e cofinanciado pelo “Projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, coordenado pela Unidade de Gestão de Projectos Especiais.
O projecto tem a duração de nove meses, findos os quais as empresas estarão preparadas para a certificação, segundo as respectivas normas, disse Adriano Cruz.
Do programa constam ainda as fases de introdução ao Sistema de Gestão, de acordo com os referenciais; Preparação das empresas para implementação do SG; Acompanhamento da auditoria externa e certificação.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top