PUB

Economia

São Vicente: ICCO entre os grandes contribuintes de Cabo Verde

A Indústria de Componentes e Calçado Ortopédico (ICCO) passou a integrar a lista restrita de 139 grandes contribuintes do país, segundo revela um despacho assinado pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, publicado recentemente no Boletim Oficial.
A ICCO foi fundada em 1993 pelo empresário português e ex-presidente do Município de Vila Nova de Famalicão (Portugal), Armindo Costa, na ilha de São Vicente.
Para o fundador e administrador da empresa de calçados, Armindo Costa, integrar o grupo dos grandes contribuintes de Cabo Verde é motivo “de orgulho, como investidor e empresário, pela boa gestão dos recursos, mas também motivo de responsabilidade perante a comunidade de São Vicente e de Cabo Verde”.
A aposta em Cabo Verde vai continuar, por ser “o país mais europeu de África, ter uma moeda estável e por ser talvez o país africano que mais se identifica com Portugal”, adiantou o responsável, revelando que tem na forja o desenvolvimento de um projecto de crescimento industrial em Cabo Verde, onde actualmente laboram 250 funcionários.
Em Cabo Verde, são considerados grandes contribuintes as entidades com um volume de negócios anual superior a 200 milhões de escudos cabo-verdianos (o equivalente a 1,8 milhões de euros) e entidades com um valor global de impostos pagos superior a 15 milhões de escudos cabo-verdianos (136 mil euros).
A informação pública sobre os 139 grandes contribuintes é apresentada por ordem alfabética, não sendo revelados os valores do volume de negócios ou dos impostos pagos. Estes critérios de selecção estão definidos na Portaria nº 55/2013, de 5 de Novembro, do Ministério das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde, documento que regula a criação da Repartição Especial dos Grandes Contribuintes.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top