PUB

Sociedade

Praça Palmarejo: CMP diz que projecto do Kym Negoce é a “melhor opção”

A avaliar pelas palavras do vereador do urbanismo, Rafael Fernandes, em entrevista ao A NAÇÃO, a Câmara Municipal da Praia parece determinada em avançar com a proposta do projecto do Kym Negoce para a Praça do Palmarejo, contrariando os intentos da Associação de Moradores do Bairro do Palmarejo (AMBP).
É que, segundo Rafael Fernandes essa associação não tem capacidade para por de pé o projecto que pretende implementar na referida praça. “Os moradores infelizmente não conseguem apresentar nem orçamento de execução da obra, nem forma de financiamento, nem capacidade financeira”, afirma, para lembrar que um “projecto, não se resume apenas a desenhos e ao julgamento mais bonito ou mais feio”, mas sim que “a sustentabilidade económica e financeira do empreendimento é determinante nesse tipo de investimento”, argumenta.
Perante este cenário, Rafael Fernandes questiona se “a CMP deve optar por um projecto viável, sustentável e com financiamento garantido que não põe em causa o endividamento público (como o do Kym Negoce)…”, ou pelo contrário, “se deve assumir todos os custos, estimados em mais de 100 mil contos, endividando ainda mais o Município, que dariam para executar inúmeras obras que a CMP tem feito um pouco por toda a Praia?”
Por isso, Fernandes defende que a primeira opção (o projecto do Kym Negoce) “é a melhor para todos”, cabendo, no entanto, “à CMP salvaguardar sempre o interesse público, modificando o projecto, zelando pelas áreas verdes, de circulação, de lazer”. O vereador do urbanismo defende ainda que o projecto do Kym Negoce se apresenta como “uma excelente oportunidade de requalificação da Praça do Palmarejo” e que, por isso, “devemos todos agarrar e potenciar essa oportunidade, sob pena de continuarmos com a situação actual ainda por mais tempo”.
Em relação a outros projectos para o Palmarejo, Fernandes avança que a edilidade está a estudar a possibilidade construir um mercado municipal, mais concretamente atrás do Minimercado Multi Joyce. E desta forma criar as condições para que as vendeiras de verduras, frutas e peixe possam desenvolver as suas actividades com mais dignidade.
Já no que se refere a infra-estruturas desportivas, o vereador considera que o bairro está contemplado com alguns equipamentos desportivos acoplados a escolas e universidades, em recinto coberto e ao ar livre de qualidade.
Fernandes lembra ainda a câmara tem realizado diversas obras de infraestruturação do bairro, envolvendo calcetamento de estradas assim como construção de praças, street basket, fitness park. “As obras em curso de asfaltagem de vias no Palmarejo está a trazer um outro nível de requalificação ao bairro, jamais visto, tornando Palmarejo num bairro mais moderno, atractivo e com melhores condições de vida, segurança e conforto”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top