PUB

Desporto

Nacional de futebol: Terceira jornada marcada pela disputa directa da liderança dos grupos A e B

A segunda jornada do Campeonato Nacional de futebol, disputada no passado fim-de-semana veio contrastar com a anterior. Desta feita cinco equipas conseguiram o triunfo, de entre os seis jogos realizados. Nesta próxima jornada o Mindelense e a Académica do Porto Novo, disputam, em casa deste último, a liderança do grupo A. O mesmo acontece entre o Belo Horizonte e o Foguetões, no Paúl, a contar para o grupo B.
Se na primeira jornada do Campeonato Nacional de futebol apenas a equipa do Foguetões conseguiu quebrar o enguiço dos empates, na jornada mais recente cinco equipas, conseguiram também triunfar. O Mindelense recebeu e venceu o Sal-Rei por 1-0, assim como fez a Académica do Porto Novo, frente a Académica da Praia, mas por expressivos 2-0.
Na ilha de Chiquinho, o Belo Horizonte superiorizou-se ao Morabeza com um 2-1. Na ilha do Sal, o Palmeiras tratou de assegurar que o campeão em título, o Sporting prolongue a sua travessia no deserto. O Barreirense, a jogar em casa, perdeu por 1-0 frente ao Vulcânicos. O duelo entre Foguetões e Scorpion, em Santo Antão Norte, terminou empatado a uma bola.
A terceira jornada a acontecer neste fim-de-semana, marca o final da primeira volta da fase de grupos, com jogos que assumem uma importância capital, no que pode vir a ser o desenho da recta final da fase de grupos.
Os holofotes centram-se principalmente na ilha de Santo Antão, mais precisamente na cidade do Porto Novo, onde a Académica local e o Mindelense da ilha vizinha lutam pela liderança isolada do grupo A. Ambas equipas somam quatro pontos, pelo que tentar garantir uma vitória é um objectivo em comum. O Mindelense, que vai jogar sem sua principal referência (Papalelê), vem embalado pela vitória sobre o Sal-Rei por 1-0, enquanto que a Académica do Porto poderá apresentar níveis de confiança ainda mais elevados, após ter vencido a Académica da Praia por 2-0.
Entre a Académica do Porto Novo e o Mindelense, já muito se jogou e muito se escreveu neste Nacional de futebol. Nesta jornada não vai ser diferente. Nos dois últimos duelos entre estas duas formações, em 2017, houve uma vitória de 2-1, para cada um dos lados.
No outro duelo deste grupo, a Académica da Praia recebe o Sal-Rei, duas formações que correm contra o prejuízo, num grupo tido como o grupo da morte. A Académica, com um ponto, é apontada como candidata ao título, mas depois de perder em Porto Novo, este objectivo pode estar comprometido, apesar de ainda se estar a meio da fase de grupos.
O Sal-Rei (um ponto), que teoricamente é tido como a equipa mais fraca do grupo A, provou em Mindelo, que nem tudo são favas contadas. A equipa da Boavista levou alguns calafrios ao Mindelense nos últimos instantes da partida e deixou uma melhor impressão em relação a equipa que se apresentou na prova na época transacta.
Foguetões recebe Belo Horizonte
Em Santo Antão, na região Norte, a equipa do Foguetões realiza o seu segundo jogo consecutivo em casa. Desta feita a equipa do Paúl vai lutar pela liderança isolada do grupo B, com a equipa do Belo Horizonte. Ambas formações têm quatro pontos por esta altura. Na última jornada o Belo Horizonte triunfou em casa sobre o Morabeza (2-1), enquanto que o Foguetões cedeu um empate (1-1) frente ao Scorpion de Santa Cruz.
Nesta encruzilhada do grupo B, o Morabeza procura ainda os seu primeiros pontos. É que a equipa da lha Brava já encaixou duas derrotas, a primeira das quais, em casa frente ao Foguetões. Nesta jornada o Morabeza defronta o Scorpion, numa partida que se realiza no interior da ilha de Santiago. O Scorpion está na terceira posição deste grupo, com dois pontos.
Palmeiras e Vulcânicos comandam grupo C
No grupo C o quadro é semelhante ao dos outros grupos, tendo duas equipas no comando. Palmeiras e Vulcânicos posicionam-se no primeiro e segundo lugares, mas com os mesmos quatro pontos. O Palmeiras recebeu e Venceu o Sporting da Praia por 1-0 na jornada passada. Já o Vulcânicos conseguiu um importante triunfo, por 1-0, em casa do Barreirense.
No próximo fim-de-semana o Palmeiras realiza o seu segundo jogo em casa, na recepção ao Barreirense. Este último tem um ponto, tal como o Sporting da Praia. Os “Leões”, com responsabilidades acrescidas por serem os detentores do título, procuram ainda a sua primeira vitória. Nesta jornada a equipa treinada por Gil Mendes joga na Várzea, frente ao Vulcânicos.

PUB

PUB

PUB

To Top