PUB

Cultura

Livro “Histórias de História de Santiago” de Nuno Rebocho apresentado esta sexta-feira na Praia

O lançamento oficial do livro “Histórias de História de Santiago (Cabo Verde)” de Nuno Rebocho, é apresentado esta sexta-feira, 20, às 17H00, na Livraria Pedro Cardoso, cidade da Praia. A obra, com chancela da LPC, é prefaciado por Joaquim Saial e conta com fotos de Tó Gomes e design de Inês Ramos. A apresentação vai estar a cargo de Manuel Brito-Semedo.
Trata-se de uma recolha de estudos sobre a ilha de Santiago, produzidos pelo autor, durante a sua longa permanência em Cabo Verde. Português de nascimento e actualmente residente em Portugal, o autor identifica-se com a cultura cabo-verdiana.
Factos marcantes da história de Ribeira Grande de Santiago são passados em revista neste livro: o porquê dos ataques corsários e o seu relacionamento com a crise dinástica em Portugal em 1580 (as lutas do Prior do Crato contra Felipe II) e a dominância do arquipélago crioulo pela Companhia do Grão-Pará e Maranhão são disso exemplos.
Importantes dados sobre a Irmandade dos Homens Pretos de Nossa Senhora do Rosário e a “visita” a uma das mais antigas tabankas da ilha de Santiago – a tabanka do Salineiro – completam uma investigação que carreia significativos elementos para a importante e rica história de Cabo Verde.
Depois do lançamento na Praia, o livro será apresentado no dia 25 de Abril, às 16H00, em Assomada, no Centro Cultural Norberto Tavares, dia 26 às 17H00, na Cidade Velha, no Centro Cultural, e, ainda, dia 30 às 17H00, na ilha do Sal, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
AN

PUB

PUB

PUB

To Top