PUB

Destaques

Destaques da edição 555 do Jornal A NAÇÃO

NA ILHA DO SAL
OPERADORES TURÍSTICOS INQUIETOS COM INSEGURANÇA
Os operadores turísticos do Sal estão preocupados com a escalada da insegurança pública que se vive na ilha. Relatos de violação sexual, assaltos e roubos a turistas, lojas e até a unidades hoteleiras, em plena luz do dia, fazem parte do menu das preocupações. Aquela que é a maior porta de entrada do turismo no país está a ser “tomada” por delinquentes, supostamente, oriundos de outras ilhas.
POLÍCIA NACIONAL
EX-COMANDANTE SUSPENSO DIZ QUE NINGUÉM O VAI SILENCIAR
O ex-comandante Regional da Polícia Nacional do Sal, que foi suspenso das funções depois de ter afirmado na comunicação social que as leis cabo-verdianas “são amigas das armas”, diz que ninguém o vai silenciar. O subintendente Elias Silva afirma-se tranquilo, por entender que não cometeu nenhum crime. O SINAPOL, Sindicato da Polícia, ainda não se posicionou.
JUSTIÇA
TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DEIXA TRIBUNAIS EM ESTADO DE CHOQUE
O Tribunal Constitucional colocou, na semana passada, em liberdade provisória, o cidadão Arlindo Teixeira, cliente do advogado Amadeu Oliveira, condenado por homicídio voluntário, pelo Supremo Tribunal de Justiça a nove anos de prisão. A decisão, tida por “fracturante”, está a dividir os agentes judiciais, com alguns magistrados a temerem por um eventual caos no já por si complicado sector da justiça.
DEMOCRACIA
ORLANDO DIAS ACUSA GOVERNO DE DESCASO EM RELAÇÃO À NOSSA DIÁSPORA EM ÁFRICA
O deputado Orlando Dias, que acaba de visitar os principais países da diáspora cabo-verdiana em África (Angola, São Tomé e Príncipe, Senegal, Guiné-Bissau e Moçambique) classifica de “verdadeiramente difícil”, a vida dessas comunidades, em “todos os níveis”. No seu balanço, aquele parlamentar do MpD acusa o ministro Luís Filipe Tavares de ser o principal responsável do “descaso” do Governo em relação a esses compatriotas.
COM PROPOSTA PRONTA PARA SOCIALIZAÇÃO
PAICV QUER REGIONALIZAÇÃO, MAS COM “AMPLA” REFORMA DO ESTADO
O PAICV já tem pronto um projecto de proposta de Lei sobre a Regionalização, que deverá ser apresentada, proximamente, para efeitos de socialização, junto da sociedade civil. O Governo já submeteu a sua proposta ao Parlamento e, com isso, deverá ser criada uma comissão paritária para encontrar posições mais próximas, tendo em conta que a Regionalização é uma matéria que exige uma maioria qualificada.
ENTREVISTA COM EVANDRO MONTEIRO
“TODAS AS ESTRUTURAS DE SAÚDE DE FOGO E BRAVA VÃO RECEBER INTERVENÇÕES”
Nesta entrevista exclusiva ao A NAÇÃO, o director do Hospital “São Francisco de Assis” e coordenador da Região Sanitária Fogo/Brava, o médico Evandro Monteiro, analisa os investimentos prioritários que estão a ser implementados deste a sua tomada de posse em meados do ano passado. Com a aquisição de vários equipamentos, o Hospital está a fazer várias cirurgias e exames de diagnóstico. A partir deste ano, “todas as estruturas de Saúde do Fogo e Brava vão receber intervenções”.
DEZ ANOS DE KRIOL JAZZ FESTIVAL
ESPERADA A MAIOR ENCHENTE DE SEMPRE
Antevê-se a maior enchente de sempre no Kriol Jazz Festival 2018, numa altura em que o certame celebra dez anos. Em grande parte, a corrida à bilheteira deve-se ao brasileiro Seu Jorge, que actua na primeira noite dos dois dias de Festival pago. Mas as estrelas não ficam por aqui. Stanley Jordan, que actua pela segunda vez, Ayo e Sara Tavares ou a Kriol Band são algumas das boas razões para não perder o Festival.
NACIONAL DE FUTEBOL
LIDERANÇAS EM DISPUTA NOS GRUPOS A E B
As equipas da Académica do Porto Novo e do Mindelense disputam a liderança do grupo A do Campeonato Nacional de Futebol em jogo a contar para a terceira jornada da prova. No grupo B, Belo Horizonte e Foguetões também disputam o primeiro lugar.
Pode ler, ainda, nesta Edição nº 555 – que já está bancas -, o habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de: Arsénio Fermino de Pina, Lucas Monteiro e de José Pedro de Oliveira; e a Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top