PUB

Desporto

Nacional de futebol: Mindelense reencontra Sal-Rei e Porto Novo recebe duelo de “estudantes”

Após uma jornada inaugural sobejamente marcada por empates, onde o Foguetões foi a única equipa a conseguir um triunfo, joga-se no próximo fim-de-semana a segunda ronda do Campeonato Nacional de futebol. Na sua estreia em casa, o Mindelense reencontra o Sal-Rei, enquanto que a cidade do Porto Novo vai ser palco do duelo entre a Académica local e a Académica da Praia. Já o campeão em título, o Sporting da Praia, procura a primeira vitória em casa do Palmeira.
A primeira jornada do Campeonato Nacional de futebol, disputada no passado fim-de-semana registou cinco empates, de entre os seis jogo realizados. A única equipa que conseguiu garantir os três pontos foi o Foguetões. No duelo com o Morabeza em casa deste último, a turma do Paúl venceu por 0-1. O único golo da partida foi apontado por João de Bibi, já em cima do minuto 90.
Com isso o Foguetões parte para a segunda jornada liderando o grupo B, a frente de Belo Horizonte e Scorpion, com um ponto cada, depois de terem empatado a uma bola. Morabeza segue no último posto sem qualquer ponto. Neste fim-de-semana a equipa de Palela recebe o Scorpion de Santa Cruz, enquanto que Morabeza viaja até a ilha de São Nicolau para enfrentar o Belo Horizonte.
No sábado (14), o Mindelense estreia-se perante os seus adeptos na partida frente ao Sal-Rei. Ambas as formações vêm de empates, sendo o Mindelense no duelo com a Académica da Praia, e no caso do Sal-Rei, com a Académica do Porto Novo. Assim sendo, Mindelense e Sal-Rei voltam a encontrar-se e novamente no Adérito Sena.
Em 2016 as duas formações defrontaram-se na quarta jornada da fase de grupos, numa partida onde os comandados de Rui Alberto Leite venceram por 5-2. Em 2011, Mindelense e Sal-Rei tinham-se defrontado nesse mesmo palco e uma vez mais a vitória sorriu para a equipa da casa.
Este duelo tem a particularidade de ter do lado do Sal-Rei três figuras da ilha do Monte Cara, nomeadamente o treinador, Luis Neves “Bil” e os jogadores, Piknim e Djakim.
Entre “Estudantes”
A cidade do Porto Novo vai ser palco do duelo entre a Académica do Porto Novo e a Académica da Praia. As duas formações vêm de empates na jornada inaugural, mas em cenários diferentes. Perante os seus adeptos na Várzea, a Académica da Praia não pode balançar as redes do Mindelense em nenhuma ocasião. Já a Académica do Porto Novo, que jogou fora de portas, até viu-se a perder frente ao Sal-Rei. Contudo Xolote igualou as contas dessa partida disputada na ilha da Boavista.
Nesta recepção à Académica da Praia, a equipa do Porto Novo cruza-se com algumas figuras bem conhecidas do Nacional da época passada. O técnico Lito e os jogadores Kily, Sunday, Tidy e Admar, todos pertencentes ao quadro da equipa do Sporting da Praia, que eliminou a Académica do Porto Novo nas meias-finais.
No grupo A a Académica da Praia, o Mindelense, a Académica do Porto Novo, o Sal-Rei têm um ponto cada.
Sporting da Praia defronta o Sal-Rei
Depois do nulo (0-0), frente ao Barreirense, o Sporting da Praia viaja a ilha do Sal, onde tem como adversária a formação do Palmeira. Este último também empatou a zero na jornada transacta, em casa do Vulcânicos. Adivinha-se um jogo difícil quer para uma como para outra equipa. O Sporting vê-se obrigado a dar uma resposta dentro de campo depois de uma exibição e resultado menos conseguidos em casa. Já o Palmeira está motivado depois ter saído da ilha do Fogo com um ponto, quando se sabe que em provas desta natureza, qualquer ponto fora de casa vale ouro.
Estas equipas pertencem ao grupo C, onde constam ainda o Vulcânicos e o Barreirense. Estes que nesta jornada jogam na ilha do Maio, num cenário similar ao do outro confronto deste grupo. Barreirense vem motivado pelo empate alcançado em casa do campeão em título, enquanto que o Vulcânicos procura dar uma resposta após ceder um empate em casa. Neste grupo Barreirense, Palmeira, Sporting e Vulcânicos têm todos um ponto.
JF

PUB

PUB

PUB

To Top