PUB

Mundo

Espanha: Puigdemont descarta renúncia como deputado catalão

O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, descarta uma eventual renúncia ao seu mandato como deputado no Parlamento da Catalunha e vinca a necessidade de mediação internacional para resolver o conflito em Espanha.
Após ter saído, na sexta-feira, 6, sob fiança, da prisão de Neumünster (Norte da Alemanha), Carles Puigdemont deu, sábado, 7, uma conferência de imprensa na capital alemã, Berlim, onde vai fixar, por agora, a sua residência.
Na ocasião, sublinhou que “não precisa” de renunciar ao seu mandato como deputado, porque tem os “seus direitos intactos”.
Ressalvando que não pretende interferir na política alemã, vincou que o conflito na Catalunha necessita de mediação internacional, com ajuda “de outro país, diferente de Espanha, ou de uma organização internacional”.
Durante a conferência de imprensa, o independentista disse que vai ficar em Berlim até que o processo judicial chegue ao fim, mas revelou a intenção de regressar a Bruxelas. Apelou também a uma “mudança de estratégia” de Espanha para que o “conflito político” tenha uma “solução política”.
A Justiça espanhola acusou Puigdemont de crimes de rebelião, sedição e peculato por este ter declarado unilateralmente a independência da Catalunha e organizado um referendo ilegal, a 1 de Outubro de 2017, com o mesmo objectivo.

PUB

PUB

PUB

To Top