PUB

Política

Ministro belga considera possível progredir na liberalização de vistos para a UE

 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica considerou hoje ser possível avançar na liberalização de vistos de Cabo Verde para a União Europeia, destacando que o país é visto como um modelo de desenvolvimento na região.

“No caso dos vistos de curta duração é possível progredir muito porque há muitas trocas [entre a UE e Cabo Verde] e poucos problemas”, disse Didier Reynders.

O ministro belga, que é também vice-primeiro-ministro e tutela os Assuntos Europeus, falava, na cidade da Praia, após um encontro de trabalho e da assinatura de dois acordos com o homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

“Visto da capital da Europa, Cabo Verde é um modelo e nós procuramos na região modelos de desenvolvimento ligados à democracia, ao Estado de direito e à capacidade de fazer funcionar as instituições”, acrescentou.

Didier Reynders, que cumpre hoje o primeiro de três dias de visita oficial ao país, sublinhou a “relação turística muito forte” entre a Bélgica e Cabo Verde, nomeadamente através de duas companhias belgas que fazem ligações aéreas (‘charters’ e regulares) com Cabo Verde.

O governante belga recordou também que foram empresas belgas que fizeram os primeiros investimentos e projetos turísticos em Cabo Verde.

“Contamos investir mais. Esta visita pretende ver como podemos desenvolver a relação bilateral em matéria de investimento, turismo, projetos no setor da energia e da água, mas também no setor da Saúde”, disse.

Em matéria de saúde, o ministro belga assinou com Luís Filipe Tavares um acordo de empréstimo no valor de 6,7 milhões de euros para fornecimento de bens e equipamentos de diagnóstico médico.

O valor global do contrato é 9,2 milhões de euros, subsidiando a Bélgica 31% do valor e ficando os restantes 69% cobertos pelo referido empréstimo sem juros e com um período de carência de 21 anos.

Os dois países assinaram ainda um memorando de entendimento para o estabelecimento de consultas políticas bilaterais regulares.

“São acordos muito importantes. Vamos ter um diálogo político bilateral ao mais alto nível anualmente e é a primeira vez que Cabo Verde tem esse tipo de acordo com a Bélgica”, disse, por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

A visita de Didier Reynders a Cabo Verde prossegue terça e quarta-feira com deslocações previstas às ilhas de São Vicente e Sal.

Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top