PUB

Mundo

Guiné-Bissau: Ministro da Juventude pede reforço de voluntariado

O ministro da Juventude e do Emprego da Guiné-Bissau, Doménico Sanca, pede aos parceiros de desenvolvimento do país apoio financeiro para reforçar as capacidades do voluntariado no país para uma cidadania inclusiva, paz e desenvolvimento sustentável.
Doménico Sanca fez o apelo durante a cerimónia de assinatura do Projecto de Reforço das Capacidades do Comité Nacional de Voluntários da Guiné-Bissau entre o Governo guineense e o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).
“O Projecto está orçado em 1,5 milhões de dólares (1,2 milhões de euros), estando, até ao momento, assegurado não mais de um terço do valor, reputando-se necessário haver a disponibilização de meios de mais parceiros de desenvolvimento do país”, afirmou o ministro.
O governante pediu a “contribuição de mais parceiros” para assegurar a execução de todos os eixos do Projetco.
O Projecto, que vai ser desenvolvido em conjunto com as Nações Unidas, prevê a criação de um quadro legal para o voluntariado, reforço da capacidade de organização dos jovens e transição para o mercado de trabalho, sensibilização e consciencialização do voluntariado como forma de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Lembrando que os jovens entre os 15 e os 35 anos representam quase 40 por cento da população da Guiné-Bissau, o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas, David McLachlan-Karr, salientou que “nenhum processo de desenvolvimento pode ser bem-sucedido se não tiver a participação da juventude, pois, esta possui um enorme potencial como força dinamizadora do desenvolvimento”.

PUB

PUB

PUB

To Top