PUB

Saúde

Portugal: Receitas digitais para todos os médicos

A Ordem dos Médicos (OM) e a empresa de Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) assinaram um protocolo para avançar para o fim do receituário em papel.
O acordo vai permitir que todos os clínicos que exercem em Portugal possam aceder à prescrição electrónica.
A aplicação informática necessária para passar receitas digitais, Prescrição Electrónica Médica (PEM), vai ser disponibilizada, gratuitamente, e sem limite de quantidade.
Dito de outra forma: a PEM deixará de estar disponível apenas para os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para pequenos subscritores (com menos de 40 receitas/mês) do sector privado.
Para Miguel Guimarães, bastonário da OM, trata-se de “um grande avanço, que vai facilitar a rotina profissional de milhares de médicos sem custos adicionai”».
A ferramenta vai permitir, também, maior segurança dos dados clínicos e a sua utilização em qualquer contexto, público ou privado, contribuirá para uma poupança individual na actividade clínica diária.
A OM vai, agora, promover acções de sensibilização e formação em tecnologias de informação nas secções regionais e distritais, destinadas aos médicos que ainda recorram às receitas manuais, para que nenhum profissional fique à margem deste avanço.

PUB

PUB

PUB

To Top