PUB

Política

Cabo Verde assina acordo que cria Zona de Comércio Livre Continental

Cinquenta países do continente africano, entre os quais Cabo Verde, assinaram esta quarta-feira, o Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental, no decorrer da 10.ª sessão extraordinária da Assembleia da União Africana, realizada em Kigali, capital do Ruanda. Cabo Verde fez-se representar neste momento considerado histórico para o continente africano, pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro.
Para além do Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental, os estados membros da UA assinaram a Declaração de Kigali e o Protocolo sobre livre circulação de pessoas, direito de residência e de estabelecimento, este último sem a participação do nosso país.
Para o Presidente em exercício da União Africana e anfitrião do evento, Paul Kagame, a assinatura deste acordo não irá diminuir os negócios com o resto do mundo. “Pelo contrário, como iremos negociar mais entre nós, as empresas africanas irão crescer, vão ficar mais especializadas e mais competitivas internacionalmente”, disse o Presidente do Ruanda.
A Zona de Livre Comércio Continental tem potencial para se constituir como o maior mercado do mundo: os 55 Estados-membros da UA representam um produto interno bruto (PIB) de 2.500 mil milhões de dólares (2.030 mil milhões de euros).

PUB

PUB

PUB

To Top