Home » Desporto » Delta Cultura no Festival Football for Hope na Rússia

Delta Cultura no Festival Football for Hope na Rússia

O evento decorrerá de 25 de Junho a 5 de Julho, durante a Copa do Mundo 2018.

Um grupo de jovens desportistas da Associação Delta Cultura, do concelho de Tarrafal de Santiago, vão participar no Festival Football for Hope, em Moscovo, Rússia. O evento decorrerá de 25 de Junho a 5 de Julho, durante a Copa do Mundo 2018.

Seis elementos constituem a comitiva da Associação Delta Cultura, que vai participar no “Festival Football for Hope 2018”, prevista de 25 de Junho a 5 de Julho, em Moscovo. Esse festival é um evento oficial da FIFA, que reúne 48 delegações de todo o mundo.

No essencial, o projecto trabalha com organizações comunitárias que utilizam o futebol para promover o desenvolvimento social, sendo este o caso da Delta Cultura. Célia Tavares, Henrique Fernandes, Marcília Pereira, Edson Dias, Gilson da Costa e Meliana Moreno compõem o grupo.

O coordenador do programa e líder da delegação, Gilson da Costa, garantiu ao A NAÇÃO que a escolha dos jovens foi feita mediante um concurso interno, num total de 20 candidatos.

“Após um processo criterioso de selecção e entrevistas, a equipa da Delta Cultura decidiu, por unanimidade, que os quatro jovens reúnem as condições para representar a Associação no festival”.

Conforme Gilson, os selecionados fazem parte do projecto Delta Cultura há vários anos e vêem na viagem um reconhecimento da sua dedicação em prol do desenvolvimento comunitário.

De referir que a Delta Cultura é a detentora do troféu Fair-play do Torneio Futebol3 no último Festival Football for Hope 2014 que decorreu no Brasil, durante a FIFA Copa do Mundo 2014.

Gilson da Costa avança que a delegação do Tarrafal, que vai representar Cabo Verde este ano, irá voltar a fazer de tudo para dignificar o nome do país. “O objectivo principal não é ganhar troféus, mas sim a troca de experiências e ver o futebol pelo lado da convivência e não como competição. O importante é promover o país e a nossa cultura”.

O programa do festival incluirá diversas actividades culturais e educativas para as delegações, culminando num torneio de futebol no qual equipas mistas (formadas por elementos de diversos país) competirão sem árbitros.

E durante a partida, quaisquer mal-entendidos ou conflito no campo será resolvido pela via do diálogo, um método que, comprovadamente, incentiva o desenvolvimento pessoal e a compreensão mútua, segundo os organizadores.

A Associação Delta Cultura iniciou as suas actividades, no concelho do Tarrafal de Santiago, em 2002, com a escola de futebol para crianças de rua. E, dois anos depois, passou a ter um grupo de batuco, Batucadeiras Delta Cultura. Ao longo destes 16 anos, a associação já desenvolveu diversas actividades em prol do desenvolvimento social do Tarrafal.

Actualmente, a associação trabalha com 260 crianças e adolescentes, sendo 130 rapazes e 130 meninas, que participam diariamente nas aulas de informática, línguas (Português, Inglês, Francês), arte, música, reforço escolar, jogos educativos e treinos de jogos de futebol.

A Delta Cultura é uma Associação intercultural, sem fins lucrativos, que trabalha na erradicação da pobreza através da educação.

SM

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade