PUB

Desporto

Delta Cultura no Festival Football for Hope na Rússia

Um grupo de jovens desportistas da Associação Delta Cultura, do concelho de Tarrafal de Santiago, vão participar no Festival Football for Hope, em Moscovo, Rússia. O evento decorrerá de 25 de Junho a 5 de Julho, durante a Copa do Mundo 2018.
Seis elementos constituem a comitiva da Associação Delta Cultura, que vai participar no “Festival Football for Hope 2018”, prevista de 25 de Junho a 5 de Julho, em Moscovo. Esse festival é um evento oficial da FIFA, que reúne 48 delegações de todo o mundo.
No essencial, o projecto trabalha com organizações comunitárias que utilizam o futebol para promover o desenvolvimento social, sendo este o caso da Delta Cultura. Célia Tavares, Henrique Fernandes, Marcília Pereira, Edson Dias, Gilson da Costa e Meliana Moreno compõem o grupo.
O coordenador do programa e líder da delegação, Gilson da Costa, garantiu ao A NAÇÃO que a escolha dos jovens foi feita mediante um concurso interno, num total de 20 candidatos.
“Após um processo criterioso de selecção e entrevistas, a equipa da Delta Cultura decidiu, por unanimidade, que os quatro jovens reúnem as condições para representar a Associação no festival”.
Conforme Gilson, os selecionados fazem parte do projecto Delta Cultura há vários anos e vêem na viagem um reconhecimento da sua dedicação em prol do desenvolvimento comunitário.
De referir que a Delta Cultura é a detentora do troféu Fair-play do Torneio Futebol3 no último Festival Football for Hope 2014 que decorreu no Brasil, durante a FIFA Copa do Mundo 2014.
Gilson da Costa avança que a delegação do Tarrafal, que vai representar Cabo Verde este ano, irá voltar a fazer de tudo para dignificar o nome do país. “O objectivo principal não é ganhar troféus, mas sim a troca de experiências e ver o futebol pelo lado da convivência e não como competição. O importante é promover o país e a nossa cultura”.
O programa do festival incluirá diversas actividades culturais e educativas para as delegações, culminando num torneio de futebol no qual equipas mistas (formadas por elementos de diversos país) competirão sem árbitros.
E durante a partida, quaisquer mal-entendidos ou conflito no campo será resolvido pela via do diálogo, um método que, comprovadamente, incentiva o desenvolvimento pessoal e a compreensão mútua, segundo os organizadores.
A Associação Delta Cultura iniciou as suas actividades, no concelho do Tarrafal de Santiago, em 2002, com a escola de futebol para crianças de rua. E, dois anos depois, passou a ter um grupo de batuco, Batucadeiras Delta Cultura. Ao longo destes 16 anos, a associação já desenvolveu diversas actividades em prol do desenvolvimento social do Tarrafal.
Actualmente, a associação trabalha com 260 crianças e adolescentes, sendo 130 rapazes e 130 meninas, que participam diariamente nas aulas de informática, línguas (Português, Inglês, Francês), arte, música, reforço escolar, jogos educativos e treinos de jogos de futebol.
A Delta Cultura é uma Associação intercultural, sem fins lucrativos, que trabalha na erradicação da pobreza através da educação.
SM

PUB

PUB

PUB

To Top