PUB

São Vicente

Julgamento de brasileiros presos em Cabo Verde por tráfico de droga começa dia 12

O julgamento dos quatro tripulantes do veleiro apreendido em 2017, em Cabo Verde, com 1.157 quilos de cocaína, proveniente do Brasil, começa na próxima segunda-feira (12).

Em Agosto do ano passado, a Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde apreendeu 1.157 quilos de cocaína, num iate atracado no Porto Grande do Mindelo, na ilha de São Vicente. O barco, que saiu do Brasil, tinha como destino a Europa e trazia a droga escondida no casco da embarcação, distribuída em 1.063 pacotes.

Durante a operação, quatro homens foram detidos, tendo o juiz decretado prisão preventiva para os dois que se encontravam no veleiro – um francês, o capitão, e um brasileiro –  e Termos de Identidade e Residência (TIR) para dois brasileiros que estavam hospedados numa pensão, onde foram encontrados haxixe e cannabis.

O Ministério Público (MP) cabo-verdiano discordou da decisão do tribunal de deixar os dois arguidos em liberdade e recorreu para o Tribunal da Relação de Barlavento que, quatro meses depois, determinou prisão preventiva para os dois arguidos até ao julgamento.

Em Dezembro, o Ministério Público deduziu acusação contra os quatro tripulantes do veleiro pela prática dos crimes de tráfico de droga de alto risco agravado e de associação criminosa.

Os 1.157 quilos de cocaína, que foram queimados uma semana após a apreensão, foi a segunda maior quantidade de droga apreendida na ilha de São Vicente. A maior ocorreu por ocasião da operação “Lancha Voadora” que, em 2011, culminou com a apreensão de uma tonelada e meia de cocaína, de elevada pureza, escondida na cave de um prédio na cidade da Praia.

Fonte: África 21 Digital

 

PUB

PUB

PUB

To Top