PUB

Saúde

Descoberta revolucionária: Há cinco tipos de diabetes (e não dois!)

Até agora, a patologia era divida em dois tipos. A diabetes de tipo 1 ou a Diabetes Insulino-Dependente, que surge sobretudo na infância. E a diabetes de tipo 2, mais comum, que normalmente é diagnosticada na idade adulta e aparece devido a um desequilíbrio da insulina no metabolismo.

Os cientistas suecos e finlandeses da Universidade de Lund, na Suécia, consideram a classificação restritiva e defendem que existem mais tipos dessa doença:  cinco ao todo.

O estudo examinou oito mil 980 diabéticos diagnosticados na idade adulta e as conclusões foram reiteradas com dados de outros cinco mil 795 pacientes na Suécia e na Finlândia.

Os investigadores crêem que a diabetes de tipo 2 tem várias formas de se manifestar e deve ser dividida em quatro grupos.

 

Grupo 2: Diabetes diminuta em insulina

Doentes jovens e com peso saudável, mas que apresentam problemas na produção de insulina. Todavia, a doença não é auto imune. A retinopatia diabética (uma das principais causas de cegueira nos adultos) é mais comum neste grupo.

Grupo 3: Diabetes resistente à insulina

Geralmente, os indivíduos têm excesso de peso e produzem insulina, mas o corpo já não reage a essa produção. Probabilidade de desenvolvimento de patologias hepáticas e renais.

Grupo 4: Diabetes ligada à obesidade 

Observada, nomeadamente, em doentes obesos, mas com alterações metabólicas reduzidas.

Grupo : Diabetes relacionada com a idade

Os sintomas aparecem em doentes de idade avançada e, neste caso, a patologia é menos grave.

Nas diabetes tipo 4 e tipo 5, os investigadores sublinham que pode ser controlada através de medicação e alterações no estilo de vida.

PUB

PUB

PUB

To Top