PUB

Mundo

Alemanha e EUA preocupados com anúncio de novos mísseis russos

03″A chanceler e o Presidente estão preocupados com as recentes declarações do Presidente russo, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de armamento e com as consequências sobre os esforços para o controlo internacional dos sistemas de armamento”, lê-se num comunicado da chancelaria alemã, divulgado após uma conversa telefónica mantida entre Merkel e Trump.

Num discurso pronunciado no Parlamento russo, na quinta-feira, 1, Putin apresentou um novo tipo de mísseis de cruzeiro de “alcance ilimitado” ou hipersónicos, mini-submersíveis de propulsão nuclear e uma arma laser “sobre a qual é ainda cedo para revelar pormenores”.

Nessa intervenção, Putin passou cerca de uma hora a enumerar as novas armas de tecnologia de ponta das Forças Armadas russas, com recurso a imagens de radar, infografias e vídeos.

Os Estados Unidos da América (EUA) reagiram, acusando a Rússia de “violação directa” dos tratados internacionais.

Em reacção, o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, negou qualquer intenção de relançar uma corrida ao armamento com os EUA e rejeitou “as acusações de violar disposições e artigos do Direito internacional sobre desarmamento e controlo de armamento”.

PUB

PUB

PUB

To Top