PUB

São Vicente

São Vicente acolhe Atelier Sub-regional sobre os Limites Exteriores da Plataforma Continental

A ilha de São Vicente recebe até o próximo dia 2 de Março mais uma edição do Atelier Sub-regional sobre os Limites Exteriores da Plataforma Continental, para além das 200 milhas náuticas. Este evento, que decorre na sala de conferências do Mindel Hotel, conta com a participação dos países envolvidos.

O workshop é financiado Reino da Noruega e inscreve-se no quadro das iniciativas da Comissão da CEDEAO e da Resolução A/RES/64/71, nº 20 da Assembleia das Nações Unidas que exorta os países desenvolvidos a apoiar particularmente os Estados costeiros e insulares africanos na preparação das informações que sustentam o pedido de extensão da plataforma continental.

Tendo em consideração o Plano de Acção adoptado durante o primeiro Atelier Sub-regional realizado na cidade da Praia, em Março do ano passado, este visa continuar a capacitar os técnicos e especialistas dos sete países da África Ocidental envolvidos (Gambia, Guiné-Bissau, Guiné, Mauritânia, Senegal, Serra Leoa e Cabo Verde), transmitindo-lhes conhecimentos e outras informações várias ligadas ao dossier.

O atelier pretende ainda capacitá-los para, dentro de um período de 5 a 10 anos, poderem dispor de uma capacidade técnica adequada que permita a esses países responder ao questionário a ser possivelmente colocado pela Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas.

O processo de análise e decisão dos pedidos de extensão das plataformas continentais dos países habilitados, individualmente ou em grupo é complexo, requerendo uma preparação técnica adequada das equipas nacionais, o que vem sendo conseguido com o financiamento do Governo da Noruega que, igualmente, apoiou técnica e financeiramente esses países na elaboração do pedido conjunto, submetido em Setembro de 2014.

A Delegação da Noruega é chefiada pelo Professor Harald Brekke, coordenador técnico do Programa de apoio ao dossier de Extensão da Plataforma Continental. Uma sessão de apresentação pública do dossier, será organizada na Quarta Feira, 28 de Fevereiro, na Sala de Reuniões do INDP, em São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top