PUB

Política

Ferro Rodrigues visita Cabo Verde em março

O presidente do parlamento português, Ferro Rodrigues, desloca-se a Cabo Verde no início de março para uma visita oficial de dois dias durante a qual será renovado o protocolo de cooperação com a Assembleia Nacional cabo-verdiana.
A informação foi avançada aos jornalistas, na cidade da Praia, pelo presidente do parlamento cabo-verdiano, Jorge Santos.
“Vamos ter a visita do presidente da Assembleia da República de Portugal nos dias 05 e 06 de março”, disse Jorge Santos, sublinhando a importância da deslocação.
“É uma visita importante que estamos a aguardar com alguma expectativa. As relações entre o parlamento cabo-verdiano e a Assembleia da República são históricas. Temos um protocolo que vigora há muitos anos e durante a visita vamos assinar um novo protocolo de cooperação”, acrescentou.
Segundo Jorge Santos, o protocolo irá incidir nas áreas da comunicação, modernização e abertura do parlamento à sociedade bem como na formação.
“É fundamental um parlamento ter uma boa capacidade técnica. Com a aprovação do novo regimento e a Assembleia Nacional a passar a funcionar em reuniões quinzenais vai exigir outra capacidade técnica. O ritmo de trabalho da assembleia tem de aumentar e grandemente”, disse.
Jorge Santos anunciou ainda estar a preparar para junho, na cidade da Praia, a realização da reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que antecede a cimeira de chefes de Estado e de Governo, agendada para 17 e 18 de julho na ilha do Sal.
Cabo Verde assume, durante a cimeira, a presidência da CPLP e consequentemente a da organização que reúne os parlamentos lusófonos.
Em maio, a capital cabo-verdiana acolherá também uma reunião da Assembleia Parlamentar da Francofonia, que juntará na cidade da Praia delegações parlamentares dos países africanos que falam francês, da França, Canada, Luxemburgo e Bélgica.
“Vai ser uma grande jornada diplomática parlamentar”, sublinhou Jorge Santos.
Lusa
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top