PUB

Sociedade

Zapatero visita Cabo Verde

O ex-presidente do Governo de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, estará a partir do próximo dia 19, em Cabo Verde numa vista de dois dias para, entre outros assuntos, fomentar o diálogo em torno os direitos laborais dos trabalhadores domésticos e inteirar-se da situação do género no arquipélago.
A visita de Zapatero acontece no quadro do projecto INSPIRED+ Cabo Verde, financiado pela União Europeia, por via da ONG (Parceria Europeia para a Democracia (EPG, sigla em inglês) e co-financiado pela Aliança de Liderança Mundial – Clube de Madrid, do qual esse antigo governante e membro do partido socialista espanhol faz parte.
Em Cabo Verde, o projeto contempla a implementação de estratégias para fomentar o diálogo, a nível nacional, sobre os direitos laborais dos trabalhadoras e trabalhadores domésticos, que está a ser desenvolvido pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG).
“Tendo em consideração que o Projecto está na fase de implementação em Cabo Verde, um dos objectivos desta visita é não só dar-lhe, como auscultar o Governo e a sociedade civil no que tange à regulamentação da situação laboral dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas. É também objectivo do Presidente Zapatero inteirar-se do ponto de situação da questão do género em CV e dar o seu contributo”, explica a gestora do projecto, Deborah Cristina Vera Cruz.
Segunda essa fonte, o nome de Zapatero foi uma escolha do Clube de Madrid, em concertação com ACLCVBG. “A escolha não poderia ter sido melhor, tendo em consideração o papel destacado que o Presidente Zapatero teve em prol da igualdade e equidade do género em Espanha, durante o seu mandato”, completa a nossa interlocutora.
Deborah Vera Cruz acredita que Cabo Verde vai sair ganhar com a visita de Zapatero, nomeadamente, no que tange à luta pela igualdade de equidade do género. Isto tendo em conta que o ex governante espanhol é uma figura de renome internacional que teve um papel preponderante nesta luta. “A Associação ganhará também mais visibilidade, o que será uma mais valia para angariar futuros parceiros e dar continuidade ao seu plano de ação”, assegura.
Quem é Zapatero?
José Luis Rodríguez Zapater, 57 anos, foi o quinto presidente do governo da Espanha (cargo equivalente ao de primeiro-ministro) entre 2004 e 2008, eleito pelo PSOE (Partido dos Trabalhadores Socialistas Espanhol). Entre as medidas medidas do seu governo, na frente externa, constam a retirada das tropas do seu país do Iraque, a legalização do casamento homossexual e uma nova regulamentação para os imigrantes, o início do processo de paz com a ETA, organização que luta pela autonomia e até independência do País Basco. No seu período as relações de Madrid e a cidade da Praia conheceram um importante incremento.

PUB

PUB

PUB

To Top