PUB

Desporto

Presidente da FIFA já está em Cabo Verde a “trabalhar para desenvolvimento do futebol africano”

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, chegou noite desta sexta-feira à cidade da Praia para se inteirar da evolução do futebol cabo-verdiano e das estruturas da Federação Cabo-verdiana de Futebol ( FCF), tendo expressado o seu contentamento por estar no “país do Futebol”.
À sua chegada ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela , na cidade da Praia, num voo privado proveniente de Zurique, Gianni Infantino disse à Inforpress que agrada-lhe esta visita a este arquipélago, onde o “futebol é a modalidade desportiva número um”.
Promete trabalhar com “o amigo Mário Semedo”, com a Federação Cabo-verdiana de Futebol e com toda a equipa directiva da FCF, com o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, para se debruçar no programa da FIFA para o desenvolvimento do futebol africano, visando o seu impacto, sobretudo no grosso da juventude e da sociedade.
Na sua recepção no aeroporto Nelson Mandela, o ministro do Desporto interpretou esta vinda do responsável pelo futebol mundial como um sinal forte de “credibilidade de Cabo Verde, do desporto cabo-verdiano e da FCF”.
Fernando Elísio Freire disse que “esta visita representa muito”, alegando que, mesmo sendo um país pequeno, “Cabo Verde pode ser muito importante para o desporto mundial, para o futebol mundial”.
“Queremos que com esta visita haja um desenvolvimento claro das federações, das politicas da FIFA e da federação para generalizamos a prática do melhor que o futebol tem, a competição e os valores”, revelou, acrescentando que o governo quer discutir com a FIFA a questão do futebol feminino e dos mais veteranos.
Para este governante , fica a marca pelo facto de em pouco espaço de tempo (três meses), Cabo Verde ter estado a receber a CAF e a FIFA, os maiores organismos do futebol, como “prova inequívoca da credibilidade do desporto cabo-verdiano e da federação nacional”.
Enquanto isto, o presidente federativo diz ser um “grande prazer Cabo Verde” receber o responsável máximo pelo futebol mundial, realçando que a sua entrada para a FIFA fez com que as federações passassem a dispor de um programa muito ambicioso em todo o mundo.
Mário Semedo disse que durante a estada do presidente da FIFA vão ser discutidas questões específicas de Cabo Verde, num momento que a FCF está de olhos postos no “For a World”, um programa que capacita as federações do ponto de vista financeira, visando o financiamento de projectos estruturantes para o futebol
“Para nós é uma grande honra tê-lo aqui em Cabo Verde, um país que vive o futebol com paixão e para nós isto é muito importante”, finaliza.
Gianni Infantino reúne-se este sábado com a FCF na sua sede , mas antes tem uma agenda marcada pela visita à Câmara Municipal da Praia, onde a receberá a chave da Cidade, que antecede um outro encontro, com o Presidente da República, Jorge Fonseca, seguida de uma conferência de imprensa para proceder ao balanço desta digressão a Cabo Verde.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top