PUB

Mundo

Kuwait contribui com dois mil milhões para a reconstrução do Iraque

O emirado do Kuwait anunciou o empréstimo de mil milhões de dólares a Bagdad e investimentos orçados no mesmo montante, destinados à reconstrução do Iraque.
O xeque Sabah Al Ahmad Al Sabah afirmou que pretende demonstrar “o mais profundo empenho” na pacificação do Iraque, no sentido de se conseguir um país “estável” após a guerra contra o grupo radical Estado Islâmico e depois do “caos” que se seguiu à invasão internacional liderada pelos Estados Unidos da América, em 2003.
O Iraque pretende, pelo menos, 88 mil milhões de dólares de doações para a operação de reconstrução.
Entre as zonas mais afectadas encontra-se a cidade de Mossul, no Norte do país, reconquistada em Julho de 2017 à ocupação do Estado Islâmico.
Dos montantes que são necessários, as autoridades iraquianas estimam que, pelo menos, 17 mil milhões de dólares, são necessários para a reconstrução de edifícios de habitação.
Segundo as Nações Unidas, mais de 40 mil casas têm de ser reconstruídas só na região de Mossul.
A guerra contra o grupo Estado Islâmico provocou cinco milhões de deslocados internos, sendo que apenas metade regressou aos locais de origem.
Os conflitos na Síria e no Iraque provocaram a maior vaga de refugiados e de deslocados desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

PUB

PUB

PUB

To Top