PUB

Mundo

Austrália investiga más-práticas no sector financeiro

Uma comissão nomeada pelo Governo australiano começou a investigar alegadas más-práticas de bancos, fundos de pensões e seguradoras, entre outras entidades, na sequência de queixas públicas sobre o funcionamento do sector financeiro.
Anunciada em Novembro passado, depois de meses de pressão por parte do Partido Trabalhista e do Partido Verde, ambos na oposição, a comissão funcionará durante um ano, tendo sido dotada com um orçamento superior
a 65 milhões de euros.
O primeiro-ministro (PM) Malcolm Turnbull começou por se opor à criação da comissão, mas acabou por ceder perante a pressão da opinião pública.
As primeiras investigações da comissão serão centradas em alegadas práticas inadequadas em empréstimos para compra de casas, veículos ou cartões de crédito, entre outros casos.
Numa declaração publicada na sua página na Internet, a comissão esclarece que “não pode resolver disputas individuais”, adiantando que entre as suas competências não está o poder de decretar indemnizações
a eventuais lesados.
As principais queixas contra os bancos australianos estão ligadas à manipulação das taxas de juros e à exploração de clientes através de empréstimos ou consultoria de investimento financeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top