PUB

Mundo

Síria: ONU pede cessação de combates por um mês para distribuir ajuda 

A ONU apela a uma “cessação imediata das hostilidades” na Síria, por, pelo menos, um mês, para permitir distribuir ajuda e retirar os feridos, e alertou para “as consequências desastrosas” da crise humanitária no país.

O conflito que atinge a Síria desde 2011, já fez mais de 340 mil mortos, implicando actores locais e estrangeiros, mas também grupos extremistas.

Lamentando a “situação extrema” a que se chegou no país, os representantes de diferentes agências da ONU em Damasco exigem “uma cessação imediata das hostilidades por pelo menos um mês em toda a Síria”, segundo um comunicado.

O objectivo é “permitir a distribuição de ajuda humanitária, a retirada dos feridos e doentes em estado crítico e o alívio do sofrimento” dos civis, sublinha o comunicado.

Nos últimos meses, o regime de Bashar al-Assad realizou ataques aéreos mortíferos contra dois bastiões rebeldes: Ghouta .riental, às portas de Damasco, e a província de Idleb, no Noroeste da Síria.

A Turquia, por seu lado, lançou a 20 de Janeiro uma vasta ofensiva na Síria contra o enclave de Afrine (Noroeste), para expulsar da sua fronteira a milícia curda das Unidades de Protecção do Povo (YPG).

A ONU lamenta a dificuldade de acesso às zonas sitiadas pelos beligerantes: as localidades cercadas pelas forças do regime não podem receber ajuda humanitária sem autorização do poder de Damasco.

Um plano que prevê a distribuição de ajuda duas vezes por mês nas zonas sitiadas ou consideradas de difícil acesso está por isso paralisado, segundo a ONU.

PUB

PUB

PUB

To Top