Home » Actualidades » Timor-Leste: PR ouve Conselho de Estado para resolver impasse político

Timor-Leste: PR ouve Conselho de Estado para resolver impasse político

País vive há vários meses um período de incerteza política depois de a oposição ter chumbado o Programa do Governo e uma proposta de Orçamento Rectificativo.

O Presidente timorense (PR), Francisco Guterres Lu-Olo, reúne na quarta-feira, 24, o Conselho de Estado, no âmbito dos contactos antes do anúncio de uma decisão para solucionar o actual impasse político daquele país lusófono da Ásia.

A expectativa é de que Lu-Olo possa anunciar a sua decisão ainda esta semana, o que deixaria em situação incerta o debate, previsto para começar a 31 de Janeiro, da moção de censura ao Governo apresentada pela oposição.

Lu-Olo, eleito em Março do ano passado, convocou pela primeira vez na semana passada o Conselho de Estado, que entre as suas competências se pronuncia “sobre a dissolução do Parlamento Nacional” e sobre a “demissão do Governo”.

É, aliás, a primeira vez que o órgão se reúne desde que foi convocado pelo anterior Chefe de Estado, Taur Matan Ruak, em Janeiro de 2015, na sequência da apresentação da demissão do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Ao contrário de então, quando o cenário era apenas o de lidar com a demissão do Governo, agora o Conselho de Estado terá em cima da mesa várias opções constitucionais.

Timor-Leste vive há vários meses um período de incerteza política depois de a oposição ter chumbado o Programa do Governo e uma proposta de Orçamento Rectificativo, apresentando depois a moção de censura ao executivo e uma proposta de destituição do presidente do Parlamento.

Se o Governo cair, o Presidente da República tem a competência para decidir que solução se aplicará, com um novo Governo saído do actual quadro parlamentar, um executivo de iniciativa presidencial ou eleições antecipadas.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade