PUB

Política

São Vicente: Obras da estrada e requalificação da Baía das Gatas marcam momento de transição da ilha – ministra

A ministra Eunice Silva considerou hoje, no Mindelo, que as obras previstas para a zona da Baía das Gatas marcam um momento de transição para ilha e o início de uma “nova época” de “crescimento sustentável” e de “prosperidade”.
A titular das pastas das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação referia-se, em acto público, nos Paços do Concelho de São Vicente, aos projectos de reabilitação e asfaltagem da Estrada Nacional N2-SV-01 Mindelo – Baía das Gatas e ao de requalificação da estância turística.
Na presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que testemunhou o acto de apresentação dos dois projectos, enquadrado na celebração do Dia do Município de São Vicente, que se celebra no dia 22, Eunice Silva disse que se trata de dois projectos “estruturantes” e o “exemplo que materializa o compromisso” do Governo para com o povo de São Vicente e do país.
Os dois projectos, segundo a governante, estão associados à “emblemática localidade” da Baía das Gatas e que com o seu lançamento está-se a “dar vida a um sonho há muito acalentado”, já que o Governo, precisou, compreende a importância da Baía das Gatas para os sanvicentinos, por se tratar do local onde de realiza “um dos festivais de referência no mundo”.
“Serão igualmente uma mais-valia para os visitantes e turistas, pois vai nascer uma estrada bonita e segura e uma Baía das Gatas requalificada e aprazível para o orgulho de São Vicente e de Cabo Verde”, lançou a ministra.
Eunice Silva considerou ainda que o Governo “não vai ficar por aqui” em matéria de investimentos em São Vicente, já que irá continuar a trabalhar com a autarquia local em várias frentes, entre elas, precisou, na reabilitação de casas de famílias vulneráveis, nos bairros da periferia da cidade do Mindelo, investimentos de “mais de 800 mil contos” para São Vicente.
O presidente da câmara de São Vicente, Augusto Neves, por seu lado, perante uma Salão Nobre apinhado de munícipes e convidados, sustentou que em plena época de comemoração do Dia do Município, São Vicente “não poderia receber melhor prenda” do que a apresentação pública dos projectos de asfaltagem da estrada nacional da Baía das Gatas e de requalificação da estância turística.
São projectos, admitiu o autarca, que vão “abrir caminhos” na política de “incentivo ao investimento turístico na ilha, trazer empregos, dinamizar e movimentar a economia” de São Vicente.
Os dois projectos estão avaliados em 500 mil contos, sendo 350 mil para a reabilitação e asfaltagem da estrada cidade-Baía das Gatas, e 150 mil contos para a requalificação e reabilitação da estância turística.
As obras da estrada, que será asfaltada, tem a previsão de início para o segundo trimestre do corrente ano e conclusão no primeiro trimestre de 2019, e uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros e uma largura de sete metros.
O projecto hoje apresentado contempla a ornamentação de duas rotundas, uma à saída da Ribeira Bote e outra à entrada da Baía das Gatas, prevê a requalificação de cerca de 200 metros de estrada dentro da localidade da Baía das Gatas e os trabalhos irão permitir ainda “repor as características geométricas” funcionais e de conforto e segurança da estrada e dos utentes.
Em relação ao projecto de requalificação da estância turística da Baía das Gatas, por enquanto a autarquia apresentou as linhas mestras, já que o mesmo se encontra em consulta para obtenção de subsídios para o seu melhoramento, conforme a vereadora Tânia Monteiro.
O objectivo, apontou, é desenvolver o local “no seu todo”, através da criação de áreas de serviços básicos, equipamentos públicos requalificando, com espaços destinados a visitantes e turistas para que a praia possa constituir um lugar atractivo, dinâmico e organizado.
Situada à Nordeste de São Vicente, junto à orla marítima, delimitada pelas zonas de Salamansa e Norte de Baía, a localidade da Baía das Gatas encontra-se ligada a cidade do Mindelo por uma estrada nacional com cerca de 11 quilómetros de comprimento e ainda por uma outra estrada de sete quilómetros à localidade do Calhau.
Trata-se de uma zona que contribui para o “enriquecimento da cultura da ilha e do país”, através do festival de música que ali se realiza anualmente, em Agosto, e sua projecção a nível internacional, e que arrasta nacionais, emigrantes e turista.
É frequentada ao longo do ano, dispõe de várias habitações e tem “potencial turístico”, daí a justificação para o seu planeamento e requalificação urbana.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top