PUB

Cultura

Cabo Verde Fashion Week: Grandes nomes da moda internacional em Mindelo

A Cidade do Mindelo (São Vicente) está a acolher, este ano, o Cabo Verde Fashion Week, evento que pretende ser “uma verdadeira academia” de moda, com “forte” aposta na vertente formativa. “Grandes nomes” da moda internacional, principalmente da Lusofonia, participam na quarta edição que começou esta quinta-feira, 18, e prossegue até amanhã, sábado, 20.
Organizada pela agência Ilhéu Fashion, que completa, neste ano, o seu 10º aniversário, esta academia de moda tem como palco o Centro Nacional de Artesanato e a Praça Nova e pretende ser mais um “selo” da cidade do Mindelo para ajudar a promover a marca Cabo Verde.
O evento, que comporta desfiles de passarela e “workshops” de moda, acontece nas vésperas das comemorações das Festas de São Vicente, patrono da ilha, precisamente para entrar nas actividades comemorativas.
“Além de moda, do glamour e do ‘show bizz’, o Cabo Verde Fashion Week apresenta-se como uma oportunidade de aprendizagem para jovens cabo-verdianos que buscam seguir a carreira de modelo e no mundo da moda”, explica Hernâni Moreira, responsável da agência Ilhéu Fashion e promotor do evento.
São três dias dedicados à moda, com participação de estilistas de renome internacional e criadores nacionais, que vão partilhar os saberes e experiências sobre o mundo da moda. O certame conta com o contributo de agências da moda de Portugal, como a Karater, bem como de modelos e profissionais da lusofonia, sobretudo de Angola e de estilistas cabo-verdianos residentes no país e no estrangeiro.
O primeiro dia foi dedicado a propostas de jovens cabo-verdianos, nomeadamente: Yuran Morais, residente no Mindelo, e Mozer Lima, da ilha do Sal, que irão apresentar as suas colecções em desfile.
A “designer” cabo-verdiana Vanessa Monteiro, natural de São Vicente, é uma das profissionais que marca presença neste certame, para transmitir a sua experiência internacional aos aspirantes a “designer” de moda. Além de apresentar a sua colecção de 2018 em desfile, profere um “workshop” sobre o tema “Design de Moda”, no qual vai explicar aos jovens o que é necessário aprender para se desenvolver no mundo da moda e atingir o padrão internacional.
De Angola chegam os estilistas Avelino “Didi” Fernandes, Avelino Nascimento e Ana Loyd, para mostrarem os seus trabalhos ao público cabo-verdiano.
Na vertente formativa vai ser ministrada um evento em desfile de passarela, promovida pela agência Karater, um “workshop” em penteados, proferido pelo cabeleireiro brasileiro, Karlos Wendell, e um curso de “make-up” (maquilhagem) dedicado a senhoras, oferecido pelo profissional Jonathan Lins.

PUB

PUB

PUB

To Top