PUB

Política

V Reunião de Alto Nível CV- Canárias: Governo de Cabo Verde quer reforçar o programa MAC que tem tido avanços positivos

O primeiro-ministro mostra-se satisfeito com os avanços dos projectos do programa de cooperação territorial envolvendo as ilhas da Madeira, Açores e Canárias (MAC), cuja implementação vai até 2022, através de um orçamento de mais de 50 milhões de euros.
Ulisses Correia e Silva deixou essas considerações no final da V reunião anual de alto nível, entre os governos de Cabo Verde e das Canárias, que teve lugar esta segunda-feira, 15, em Las Palmas de Gran Canaria, visando aprofundar as relações bilaterais e estabelecer linhas de trabalho para fortalecer a cooperação entre os dois arquipélagos.
“Queremos desenvolver e ter um papel relevante na nossa relação com a União Europeia, através da Macaronésia e da relação com Canárias, Açores e Madeira (MAC), e também a nossa ligação com o mercado africano, nomeadamente o facto de Cabo Verde pertencer à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO”, frisou Ulisses Correia e Silva.
Neste sentido, o chefe do Executivo, que presidiu á reunião, ao lado do presidente do Governo das ilhas Canárias, Fernando Clavijo, avaliou de forma positiva o encontro e sublinhou que Cabo Verde saiu “mais reforçado” para continuar “fortemente” na cooperação institucional e empresarial com as Canárias.
O programa de cooperação territorial MAC tem 42 projectos para implementar até 2022, em áreas muito diversas com parceiros cabo-verdianos, sendo que o arquipélago é o país africano com a maior presença comercial das Canárias, com um recenseamento de cerca de 60 empresas de origem insular instaladas no país.
“Estamos aqui para complementar as nossas acções e criar dinâmicas de oportunidades, nomeadamente oportunidades de investimentos”, afirmou Ulisses Correia e Silva, apontando algumas áreas de interesse comum, como os transportes aéreos e marítimos e a energia.
O primeiro-ministro lembrou que são 23 empresas em Cabo Verde que estão em processo de reestruturação e privatização, sendo algumas através da concepção e de parceria público-privada.
“Embora os resultados da cooperação entre as ilhas Canárias e Cabo Verde já sejam bons, há possibilidades de intensificar a aliança estratégica que ambos os arquipélagos mantêm para melhorá-los no futuro”, afirmou, nesta parte, Fernando Clavijo, garantindo que vai continuar a trabalhar para aprofundar áreas de interesses comuns e fortalecer a cooperação económica.
No final da reunião, ficou criada uma comissão técnica permanente com integrantes dos dois arquipélagos, que será responsável pela coordenação de acções, monitorando o desenvolvimento dos compromissos assumidos e avaliando os seus resultados para dar impacto sustentado no relacionamento bilateral em questões de política, economia e território.
A reunião de alto nível das ilhas Canárias e Cabo Verde teve a participação dos ministros cabo-verdianos de Turismo, Transportes e Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, das Infra-estrutura, Planeamento Territorial e Habitação, Eunice Silva e Relações Exteriores, Comunidades e Defesa, Luís Filipe Tavares.
Do lado das Canárias, participaram os ministros da Economia, Indústria, Comércio e Conhecimento, Pedro Ortega, e da Política Territorial, Sustentabilidade e Segurança, Nieves Lady Barreto, a embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Caridad Batalla e o vice-presidente e consultor de Obras Públicas e Transportes, Pablo Rodríguez.
No quadro da V reunião anual de alto nível, Ulisses Correia e Silva termina hoje, 16, uma visita oficial às Canárias, que começou no dia 14 de Janeiro, a convite do presidente do Governo das Canárias, Fernando Clavijo.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top