PUB

Mundo

Bruxelas dá cinco milhões de euros para ajudar minonia rohingya

 A União Europeia (UE) adoptou um programa de cinco milhões de euros adicionais, para facilitar o processo de identificação e registo e a ajuda humanitária aos refugiados rohingyas no Bangladesh.

A Comissão Europeia (CE) destaca, também, que a União Europeia (UE) já tinha destinado 30 milhões a esta causa, em Outubro, depois de uma conferência de doadores em Genebra (na Suíça).

Segundo a nota, a UE “está comprometida com a criação de condições necessárias para um eventual regresso voluntário, seguro e digno dos rohingyas que fugiram da Birmânia (Myanmar) para o Bangladesh”.

Esta ajuda europeia também pretende “apoiar a implementação do acordo bilateral de repatriamento” firmado entre os dois Estados a 23 de Novembro.

A alta representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, visitou, em Novembro, o campo de refugiados de Cox’s Bazar, na fronteira do Bangladesh com a Birmânia, país de onde saíram 650 mil rohingyas, desde Agosto, devido à violência sobre esta comunidade por parte das autoridades birmanesas.

Os rohingyas, uma minoria muçulmana, vivem sobretudo na região de Rakhine, na Birmânia, um Estado que se nega a reconhecê-los como cidadãos e insistem que são imigrantes ilegais do Bangladesh, o que os converte em apátridas.

PUB

PUB

PUB

To Top