PUB

Política

EUA: Janine Lélis reúne-se com os dirigentes da Justiça e do Trabalho em Washington

A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, acompanhada pelo Embaixador de Cabo Verde em Washington, Carlos Veiga, reuniu-se na sexta-feira, com as equipas dos Departamentos Americanos da Justiça e Trabalho representados, respetivamente, pelo Vice-Procurador Geral Adjunto, Bruce Swartz, e pela Diretora o Escritório do Trabalho Infantil, Trabalho Forçado e Tráfico Humano, Marcia Eugenio. São encontros importantes na medida em que abrem a perspetiva de explorar novos caminhos e oportunidades de cooperação.
No departamento Americano da Justiça foram lançadas as bases no sentido de se explorar novas fronteiras na relação de parceria e perspetivar como realizar um Acordo de Cooperação Judicial entre os dois países que deverá permitir com que as sentenças judiciais aplicadas nos Estados Unidos possam vir a ter eficácia em Cabo Verde.
Uma proposta que foi bem avaliada pela parte americana tendo em consideração a população cabo-verdiana que vive nos Estados Unidos da América. Ficou ainda registada a abertura para uma possível cooperação no sentido de ajudar Cabo Verde a fazer a sua capacitação para lidar com cibercrime.
A Ministra da Justiça e Trabalho reuniu-se com uma equipa do Departamento Americano do Trabalho com o objetivo de conhecer melhor os procedimentos da elaboração dos relatórios deste Departamento sobre o trabalho infantil e o tráfico humano.
Neste encontro Janine Lélis reiterou o compromisso do Governo de Cabo Verde em melhor fazer para melhorar o posicionamento do país, disponibilizando informações e estatísticas muito relevantes para esta avaliação.
Em Washington a ministra da Justiça e Trabalho reuniu-se ainda com os representantes do INL (International Narcotic Law Enforcement Agency) do Departamento do Estado e do Departamento do Tesouro Americano e ainda com equipa do National Democratic Institute, NDI.

PUB

PUB

PUB

To Top