PUB

Destaques

Destaques da edição 541 do Jornal A NAÇÃO

EURDODEPUTADA ANA GOMES RESPONDE AO MPD
“NÃO SOU CAIXA DE RESSONÂNCIA DE NINGUÉM”
A eurodeputada Ana Gomes recusa o epíteto de “caixa de ressonância” da oposição em Cabo Verde, que lhe foi atribuído esta semana pelo MpD, a propósito da sua intervenção no caso da venda de terreno ao antigo embaixador Pinto Teixeira em Bruxelas. Ao A NAÇÃO essa parlamentar diz que, pela gravidade do assunto, não podia ignorá-lo, assim que tomou conhecimento do tema. “Ainda por cima porque em causa estava um cidadão português”, alega.
PROCESSO-CRIME SOBRE FUNDO DO AMBIENTE
PGR PEDE LEVANTAMENTO DE IMUNIDADE DE JOSÉ DA VEIGA
O deputado José da Veiga, do PAICV, corre o risco de ter a sua imunidade parlamentar levantada para poder responder como testemunha no processo relacionado com o Fundo do Ambiente. Com isto, o também deputado Moisés Borges terá que ser ouvido na Procuradoria-Geral da República, possivelmente como arguido nesse processo-crime.
SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS
PRODUTORES DE MORANGO DOAM PLANTAS PARA DRIBLAR SECA
Os produtores de morango de Canárias, em São Lourenço dos Órgãos (no interior de Santiago), decidiram doar cerca de 30 mil plantas aos agricultores de outros pontos do país, que dispõem de água para a rega. A ideia é com isso evitar a extinção da espécie cultivada, devido à seca que se faz sentir em Canárias e em todo o arquipélago.
POLÉMICA
HUMBERTO SANTOS ASSUME-SE COMO CO-AUTOR DO CÓDIGO DE CONDUTA DE ÉTICA DA RTC
O jornalista e director da Rádio de Cabo Verde, Humberto Santos, assume-se como um dos principais autores da proposta de Código de Ética e Conduta da RTC, dizendo não compreender a polémica gerada pelos jornalistas e cidadãos. A AJOC (Associação Sindical dos Jornalistas) rejeita o documento, por considerá-lo um “atropelo à liberdade de expressão e de opinião”. Vários cidadãos e partidos se posicionam no mesmo sentido.
DEMOCRACIA
GOVERNO EMPOSSADO MAS…DÚVIDAS E INQUIETAÇÕES PERSISTEM
Os novos membros do Governo já foram empossados, mas mantém-se em “surdina” a insatisfação no seio do MpD, que, segundo um dirigente, é “transversal”. Apoiantes de Carlos Veiga já falam na necessidade de uma clarificação, no sentido de se saber se Ulisses Correia e Silva é ou não candidato à Presidência da República em 2021.
CABO VERDE FAZ HISTÓRIA
PRIMEIRO PAÍS NO MUNDO A BENEFICIAR DE DOIS COMPACTOS DO MCC
Depois de 12 anos de cooperação com o “Millenium Challenge Corporation” (MCC) dos Estados Unidos da América, através de dois compactos distintos que sobreviveram à mudança política, Cabo Verde ficará para a história daquela instituição norte-americana pelo sucesso alcançado na implementação e conclusão dos projectos implementados no âmbito desses compactos. Um reconhecimento com direito a celebração em Boston, junto da extensa comunidade cabo-verdiana.
CARNAVAL DE SÃO VICENTE
POR ENTRE DESCONTENTAMENTOS E ENSAIOS
Os responsáveis dos grupos carnavalescos de São Vicente estão descontentes, não só com o não aumento do montante financeiro prometido pelo Ministério da Cultura, mas, também, com as exigências desse Ministério para a atribuição dessa contribuição para a Festa do Rei Momo. Tirando isso, os preparativos para este que é um dos mais aguardados eventos de São Vicente decorrerem dentro da normalidade.
Esta Edição nº 541, que chega às bancas nesta quinta-feira, 11 de Janeiro, é feita, ainda, do costumeiro Caderno ETC., a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de Silas Leite; e da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top