PUB

Cultura

Livro “Cancioneiro infantil”, uma ferramenta de apoio aos professores e ao ensino

O livro “Cancioneiro infantil – Vamos cantar na escola”, lançado esta terça-feira, 09, na cidade da Praia, é uma ferramenta de apoio aos professores e ao ensino, de acordo com a presidente da Associação para a Promoção do Património Educacional – Cabo Verde (ASPPEC), Clara Marques.
O acto de lançamento da obra decorreu no liceu Domingos Ramos, no âmbito da comemoração do 9º aniversário da ASPPEC. Segundo Clara Marques, o livro “Cancioneiro infantil – Vamos cantar na escola” irá colmatar uma lacuna a nível da expressão musical e, ao mesmo tempo, constitui uma ferramenta de apoio e de aprendizagem para os professores e alunos.
“É um livro constituído por 30 canções infantis que eram cantadas nas escolas antes da independência, e conta com um CD em áudio composto por dez canções”, afirmou sublinhando que o CD ainda não está disponível devido a constrangimentos com a produtora.
Clara Marques disse que se trata de um livro didáctico pedagógico que nesta primeira edição teve 500 exemplares e poderá ser disponibilizado ao sistema de ensino nacional, caso este se mostrar interessado.
“Se tivemos mais apoio era possível fazer um cancioneiro mais extenso, com retratos de canções a nível nacional, porque sabemos que há canções da ilha Brava e em Santo Antão e não são cantadas na Praia”, precisou salientando que são músicas cantadas em português, mas as próximas edições poderão contar com temas em crioulo.
Na ocasião, a apresentadora do livro, Hermínia Curado, que classificou a obra de “inédita”, sublinhou que a mesma será uma boa ferramenta para o ministério da Educação, para as escolas, professores, e para os alunos, uma vez que a música faz parte do curriculum no pré-primário e no ensino primário.
No seu entender, este cancioneiro vai permitir aos professores ter uma ferramenta que lhes permita leccionar com um suporte muito melhor e bem preparado de músicas e de letras que são muito interessantes para as crianças.
O projecto, realizado pela ASPPEC e o Museu da Educação, tem por objectivo resgatar o património musical infantil e disponibilizar uma ferramenta de apoio pedagógico aos professores do Ensino Pré-escolar e Básico, proporcionando uma melhor aprendizagem dos alunos.
C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top