PUB

Cultura

Tarrafal/Santiago: Festival de música “Nhu Santo Amaro” com ênfase nos artistas naturais do concelho

O festival de música “Nhu Santo Amaro”, que acontece durante os dias 12, 13 e 14, no Tarrafal de Santiago, apresenta um “cartaz forte”, com aposta em artistas naturais do concelho, residentes e na diáspora.
A informação foi avançada em conferência de imprensa, pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal, David Soares, que esteve acompanhado do gerente da empresa produtora do festival, Gil Lima.
Segundo o autarca, só do Tarrafal vão subir ao palco cerca de 15 artistas, com destaque para Beto Dias, Chando Graciosa, os irmãos Mário Lúcio e Princezito, Manú de Tarrafal, grupos de batuco e de dança.
Além dos tarrafalenses, a aposta recai, igualmente, em artistas cabo-verdianos com projecção internacional, nomeadamente, Elida Almeida, Djodje, Ferro Gaita e Solange Cesarovna.
O certame, que terá entrada paga a 400 escudos nos dois primeiros dias, vai levar ao palco na sexta-feira, Naytchy MG, Kldianropa, Enigma Jr., Delta Cultura, Manú de Tarrafal, Blacka, Chando Graciosa, Lejemea e Fidjus de Codé di Dona com o novo estilo do funaná “Cotxi Pó”.
Já no sábado, são chamados ao palco Nascente Nha Rubera, Rappers Consciente, The Profit, Mudjeris di Bom Speransa, BigZ Patronato, Elida Almeida, Djodje, Beto Dias e o grupo Ferro e Gaita.
O terceiro e último dia do festival, que tem entrada gratuita, segundo o vereador, vai ser “uma oferta” do município, da empresa Gil Palcos, do patrocinador oficial e outros parceiros, à população do Tarrafal e aos visitantes.
A segurança do certame, que está orçado em cinco mil contos, vai ser garantida pela Polícia Nacional. Por questões de segurança, as garrafas utilizadas serão trituradas na hora por uma máquina que será instalada no espaço.
A limpeza e recolha do lixo do local serão efectuadas pela edilidade, em parceria com a Quercus Cabo Verde.
Para assinalar o 15 de Janeiro, dia do Município e do seu santo padroeiro, Nhô Santo Amaro Abade, foi programado um leque de actividades culturais e desportivas que já arrancaram, como o festival de batuco, realizado no domingo.
No desporto, o destaque vai para modalidades como futsal, andebol, basquetebol, voleibol, ciclismo e atletismo e desportos náuticos, e culminará com a “Gala de Desporto” no dia 20, em homenagem a “Africano”, pelo contributo para o desenvolvimento do desporto no concelho, principalmente em Chão Bom.
A nível cultural, em que serão homenageadas as mulheres que trabalham com artesanato, tecelagem e cestaria, constam ainda um festival de dança e humor e um mini-festival que vai reunir, quinta-feira à noite, num só palco, vários géneros musicais.
C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top